segunda-feira, 1 de julho de 2013

São Paulo: pesquisa com a planta medicinal Melissa officinalis L.

Redação: Fábio Vitório Sussa 
Revisão: Equipe Escola Jardinagem 
Fotos: Fábio V. Sussa/Marcos Victorino

Doutorando da USP utiliza o campo experimental da Escola de Jardinagem para experimento da sua pesquisa com a planta medicinal Melissa officinalis L., conhecida com o nome popular de erva-cidreira ou melissa.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares associado à Universidade de São Paulo (IPEN/USP) estão desenvolvendo um estudo com esta espécie medicinal. Uma planta aromática usada popularmente como calmante. 

Suas propriedades se devem à ampla variabilidade química do óleo essencial contido nas suas folhas, as quais podem variar qualitativa e quantitativamente em função de diversos fatores, tais como: tipo de solo, adubação, estação do ano, época de floração, horário da colheita, idade da planta, quantidade de água, fatores geográficos e climáticos, entre outros. 

A pesquisa tem por objetivo variar a adubação do solo e as concentrações minerais, a fim de melhorar a qualidade e produtividade do óleo essencial. Para atingir os objetivos, as plantas estão sendo cultivadas com adubos orgânicos e químicos que possuem diferença na composição química.

O projeto de Doutorado intitulado “Estudo da influência da composição elementar do solo na produção de óleos voláteis pela espécie Melissa officinalis L.”está sendo desenvolvido pelo Farmacêutico e ex-aluno do Curso de Plantas Medicinais da Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem do DEA/UMAPAZ, MSc. Fábio Vitório Sussa, sob a orientação do Químico Prof. Dr. Paulo Sérgio Cardoso da Silva (IPEN/USP). O cultivo está sendo realizado em nosso Campo Experimental, contando com a colaboração dos Engenheiros Agrônomos Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan, Marcos Victorino e Equipe Técnica da Escola.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário