quinta-feira, 4 de julho de 2013

Guarujá: Horta Fitoterápica permanece disponível ao público durante as férias escolares

Em Guarujá, o projeto Horta Fitoterápica Comunitária, da Biblioteca Municipal Geraldo Ferraz, permanece disponível ao público, durante o recesso escolar. Os munícipes serão atendidos de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, por especialistas, na Rua Ceará, s/nº - Vila Alice.

Quem comparecer à unidade receberá atendimento de equipe composta por biólogo, farmacêutico e engenheiro agrônomo. O momento oferece informações de 47 espécies diferentes de ervas medicinais, plantadas na Horta.

Segundo o coordenador da Biblioteca Municipal, Pedro Menezes, o projeto recebe vários atendimentos durante o recesso escolar. “Aqui na Região, várias pessoas possuem o hábito de curar doenças com a preparação de chás. A Horta oferece orientação para essas pessoas, a respeito das funções das plantas. Além do uso, é benéfico também para acréscimo de conhecimento”.

Durante o período letivo, os educadores das escolas municipais de Guarujá comparecem com os alunos à Horta, com o objetivo de realizar um momento prático nas aulas, principalmente de biologia e ciências. Conforme Pedro, o espaço oferece instrumento de aprendizado para várias disciplinas, facilitando a compreensão de conteúdos.
Horta Fitoterápica Comunitária da Biblioteca Municipal Geraldo Ferraz (Foto: Pedro Rezende/PMG)

Estudos – A Horta Fitoterápica Comunitária foi implantada com base em pesquisas que comprovam que, cerca de 80% da população mundial faz o uso de algum tipo de erva na busca por um alívio de sintomas dolorosos e desagradáveis. Deste montante, 30% são diagnosticados pelos médicos.

As plantas medicinais estão cientificamente aprovadas, para ser utilizadas pela população nas necessidades básicas de saúde, em função de sua facilidade de acesso, do baixo custo e da compatibilidade cultural com as tradições populares. Por essa razão, o trabalho de resgate do conhecimento das plantas vem se tornando cada vez mais importante, principalmente nas áreas mais carentes.

A Biblioteca Geraldo Ferraz atende a visita de grupos de pessoas, escolas, universidades e também realiza orientações individuais. É necessário ligar para a unidade e agendar um horário.

Data: 02.07.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário