sábado, 3 de agosto de 2013

A cor da natureza: aprenda a fazer uma tinta natural

30 de Agosto de 2012
Você sabia que é possível usar folhas, flores e caules de plantas para pintar, tingir e pigmentar? As tintas naturais podem ter muitos benefícios: o principal deles é justamente eliminar componentes químicos de sua composição. 

As plantas são capazes de fornecer mais de 500 cores e qualquer tipo de terra pode ser usado para fazer tintas. Você pode utilizá-las para tingirtecido e papel, corar alimentos ou até como cosméticos.

As roupas tingidas com tintas naturais precisam de alguns cuidados especiais, mas elas são bem menos agressivas tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas que as utilizam.

Quer tentar fazer a sua tinta? Veja um passo a passo bem simples:

Material

Casca de jabuticaba (rosa) OU casca de uva preta (azul) OU amora ou morango (tons avermelhados ou violetas) OU Colorau (urucum)

Panela com tampa

Peneira ou coador,

Bacia

Potes de vidro com tampa

Modo de Fazer

Coloque um copo do ingrediente em pó na panela. Adicione um litro de água, tampe a panela e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 45 minutos a uma hora mexendo bastante. Depois, deixe esfriar e passe a mistura na peneira. Coloque a tinta nos potes de vidro e…pronto!

FONTE: Consciência Ampla

Link:

2 comentários:

  1. Que texto interessante! Parabéns pelo blog, adoro os textos que acho aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo elogio! Seu blog http://mulherverde.blogspot.com.br/ é excelente. Abraços

      Excluir