quarta-feira, 2 de abril de 2014

Petrópolis, Rio de Janeiro: Agricultores do município participam de curso de capacitação em plantas medicinais

Vinte produtores rurais do município estão participando do Programa Arranjo Produtivo Local – APL de Plantas Medicinais. O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (em parceria com a Fiocruz) e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, com aulas realizadas semanalmente desde janeiro deste ano no Palácio Itaboraí, no Valparaíso.

Nas palestras, os agricultores são capacitados para desenvolver o cultivo orgânico de ervas medicinais, aperfeiçoando as técnicas de plantio. “O curso oferece aos produtores a opção de uma nova atividade econômica, sem que estes abandonem as práticas que já desenvolvem, diversificando, assim, o que já produzem. Isso dará a eles mais uma opção de venda e um equilíbrio maior no mercado”, destaca o secretário de Agricultura, Leonardo Faver.

As vinte espécies estudadas pelos participantes são previamente selecionadas e contêm determinação botânica, análise química e perfil genético, o que garante sua eficácia. Dessas matrizes sairá a produção de 800 mudas, que serão multiplicadas nos hortos do Caetitu e Parque Municipal, em Itaipava, para serem distribuídas aos produtores participantes. “Há várias espécies de plantas medicinais que são muito parecidas umas com as outras. Aqui, o produtor rural aprende a diferenciá-las, sabendo o princípio ativo e nome científico, entre outras especificidades”, explica o coordenador do curso, Sérgio Monteiro.

Data: 27.03.2014
Matéria completa no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário