sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sorvete vivo do TAO

Posted 4 de abril de 2014 by Luiza Savietto

Todos os dias, ao anoitecer, sinto muitas ganas de me alimentar de cereais e frutos de sabor doce. Quase sempre uso sorbet (só com frutas) ou sorvetes, unindo diferentes ingredientes em diferentes estados de maturação ou conservação.

Ontem fiz um sorvete com itens que mantenho em “maceração” na geladeira, pra consumir em até 5 dias em garrafinhas de vidro fechadas. Para este sorvete criei duas:

1 – Coloquei 4 tâmaras e 4 ameixas secas dentro do leite de amêndoas que fiz há 2 dias, separei uns 200mL. Polvilhei com bastante canela da china em pó, e deixei hidratando. Essa foi a calda, cada dia tiro de dentro três frutas e um pouco do líquido, e deixo durar até 3 dias para não perder aos poucos as propriedades. Por estarem na geladeira, este processo se lentifica porém não é de longo tempo. Depois de 24 a 36h ele fica perfeito.
Agite uma a duas vezes ao dia, sempre que lembrar e abrir a geladeira!!!

2 – Leite de aveia, da mesma forma. Mas este é realmente o caminho do meio, pois não faço nada além de colocar 1 a 2 xíc. de aveia em flocos (médios, nem finos nem inteiros) em água filtrada para hidratar (quantidade suficiente para envolver tudo e cobrir os flocos). Nas primeiras 12h, fora da geladeira. Depois vai pra dentro da geladeira, ficar também por mais 3 dias. essa é mais dificil de perder. Não bato nem côo, e cada dia ela fica mais cremosa e o floco se dissolve, literamente, se rende, e se torna um creme.
Não batido, nem coado, apenas macerado (molho prolongado) em geladeira.

Por isso o chamei sorvete do TAO, pois assim considero a maior influência desta filosofia em meu trabalho: treinar e trabalhar na mente o caminho do meio, e que o ambiente está sempre se transformando, de modo que lutar com suas mudanças é inútil, as coisas não estão sob controle mas podem ser aproveitadas exatamente por isso, porque estão mudando, e neste caso dos leites e dos molhos, se aprimorando, se misturando, se dissolvendo…

Preparo:

Obtendo estes dois elementos, o resto é brincadeira de criança: Amasse 2 bananas pequenas (concentram mais sabor) e melhor ainda se orgânicas. adicione meia xícara do preparado de aveia e meia da calda formada pelo leite de amêndoas e as frutas. escolhi pegar duas tâmaras e uma ameixa, que de tão molinhas que estavam se desfizeram enquanto eu amassava.
Misture bem, batendo com garfo.

Misture tudinho, adicione mais toppings funcionais caso queira (chia, cacau alcalino) ou troque as frutas secas (damascos, cranberry). Tudo pode ser trocado ou escolhido, depende do que quer criar, do que quer que se torne sua imaginação!!

Deixe no freezer por 20 a 30min e sirva.
Mexa mais um pouco ao retirar, e sirva.

Esta porção serve uma pessoa generosamente, como nas fotos.

E aqui uma mensagem do Taoísmo, para reflexão e pensar.

O universo é a mãe de todos
e eterna sua razão de ser.

Não vive pra si
e sim pra dar condições
da vida ser criada,
por isso dura infinitamente.

O sábio segue o exemplo
e abre espaço aos demais.
Ele não busca estar à frente,
mesmo podendo.

Não vivendo para si
seus méritos são irrefutáveis.
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário