Os oráculos da Grécia antiga chamavam esta planta de Herba Apollinaris; tomavam um chá e, em transe, diziam entrar em contato direto com Apollo.
Herba Apollinares, a Hyoscyamus Niger
Trata-se da Hyoscyamus niger , conhecida pelo nome comum de Meimendro. Esta planta, embora tóxica, enfeita jardins e praças no mundo inteiro. Suas folhas, flores e frutos contém alguns alcalóides tropanos, como a escopolamina e a atropina. O chá da planta é soporífero e anestésico. Concentrado, é um veneno. Doses moderadas levam a alucinações.
Alcalóides tropanos do meimendro
Como exemplo, veja a atropina: a substância é um antagonista do receptor da acetilcolina, o principal neurotransmissor do sistema parassimpático.
Tem ação fisiológica muito ampla, pois atua também no sistema nervoso central. Na medicina, tem uso oftálmico, inibidor de secreções e antídotos para gases nervosos e pesticidas fosforados. Em doses maiores, provoca alucinações, excitação, taquicardia e euforia. É um euforizante alucinógeno.
Outro alcalóide da planta é a escopolamina, cuja molécula difere da atropina devido ao oxigénio do epóxido no anel : é usada no “soro da verdade” dos romances policiais.
É euforizante e ajuda combater náuseas nos astronautas da NASA.
Com estas características, os oráculos tinham muito para acreditar que de fato falavam com o Deus Apollo.
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário