quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Batata yacon: por que é mais saudável


Muito mais do que amido: a batata bacon tem nutrientes que não existem na batata inglesa ou na doce. É uma forma barata – e gostosa – de você ficar mais saudável. Veja aqui algumas informações sobre este tubérculo.
A batata Yacon é mais nutritiva

A batata Yacon, de nome científico Polymnia sonchifolia, também chamada batata “diet” , é uma planta herbácea, perene, originária dos Andes, sendo cultivada na Colômbia, Equador e Peru em altitudes de 900 a 2.750 m, mas alguns cultivos são feitos a mais de 3.400 m.

O tubérculo tem sabor de pêra e melão, sendo bastante consumido no oriente na forma in natura e também na forma dechips. As folhas e as túberas são indicadas para o tratamento da diabetes e do excesso de colesterol.
O xarope de yacon é um adoçante natural

A batata yacon está sendo considerada um alimento nutracêutico em decorrência dos estudos sobre a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, após consumo repetido da mesma. Esta batata, diferentemente da maioria dos tubérculos que armazenam amido, acumula inulina, uma forma de oligofrutano com alto poder adoçante e baixo poder calórico.
A inulina é um carbohidrato mais saudável do que o amido

A inulina é um carbohidrato cuja cadeia é composta predominantemente por unidades de frutose, com uma unidade de glicose terminal, sendo a ligação entre as moléculas de frutose do tipo b(2->1), ou seja, uma molécula de sacarose associada a n moléculas de frutose ( n = 30-50 ).
Vários produtos farmacêuticos a base de yacon

A inulina e a oligofrutose apresentam valores calóricos reduzidos (1Kcal/g e 1,5 Kcal/g). Não são digestíveis porque as ligações b(2->1) entre as unidades de frutose não podem ser hidrolisadas pelas enzimas digestíveis humanas; após serem ingeridas chegam quase que integralmente no cólon. Lá, são fermentadas pela microflora e transformadas em gases (10%), ácidos graxos voláteis (50%) ou encontram-se (40%) na biomassa bacteriana excretada. Assim, a inulina não aumenta nem a glicemia nem a taxa de insulina no sangue, sendo, consequentemente, indicada para os diabéticos.
Inulina em alimentos

Hoje, a maioria dos países europeus consideram a inulina uma fibra alimentar. Essa fibra fibra solúvel é encontrada em muitas fontes na natureza e constitui a reserva energética de cerca de 36.000 vegetais (Alho, Banana, Cebola, Yacon , Chicória, Alcachofra e outros).

E aí, você já provou a YACON?

Canal Fala Química

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário