terça-feira, 14 de julho de 2015

Universidade gaúcha vai destinar recursos para a compra de alimentos da agricultura familiar

Fonte: CAISAN com informações do MDS - Segunda-feira, 13 de Julho de 2015 


Alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) vão ter alimentos da agricultura familiar nos restaurantes universitários de Porto Alegre (RS). Os produtos serão adquiridos por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Atualmente, as compras dos restaurantes são adquiridas de atacadistas de todo o país contratados por licitação. Para complementar o cardápio com produtos regionais, a universidade assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Rio Grande do Sul (SDR). “Vamos comprar alimentos in natura e processados da agricultura familiar conforme a capacidade de logística e produção”, afirma o vice-pró-reitor de assuntos estudantis da UFRGS, Élton Campanaro.

A cooperação possibilitará que a universidade utilize a rede de cooperativas cadastradas no governo estadual. “Como trabalhamos com as cooperativas da agricultura familiar que já vendem para o PAA e o Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar], a nossa proposta é articular os fornecedores e auxiliar a UFGRS a elaborar as chamadas públicas de aquisição de alimentos”, explica o agrônomo do departamento de Cooperativismo da SDR, Dinanci Otávio Maia.

A secretaria já tem parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, primeira instituição de saúde do Brasil a aderir à modalidade Compra Institucional. Um dos maiores fornecedores do grupo é a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt), que também fornece alimentos para a merenda escolar nas unidades públicas de ensino.

Com a adesão da universidade, a agricultura familiar gaúcha complementará 11 mil refeições preparadas diariamente nos seis campi de Porto Alegre. A proposta é ampliar gradativamente a compra deste setor e iniciar as aquisições ainda esse ano.

A Compra Institucional permite que municípios, estados e órgãos federais adquiram, com recursos financeiros próprios, produtos da agricultura familiar de forma simplificada e segura, por meio de chamadas públicas. “É importante para a agricultura familiar porque abre oportunidades de mercados mais próximos dos locais onde eles são produzidos. Então, é um alimento de mais qualidade, com acesso logístico mais fácil e recurso que promove desenvolvimento local e inclusão social”, enfatiza a coordenadora geral de Aquisições e Distribuição de Alimentos do MDS, Hetel Leepkaln dos Santos.

As universidades federais de Viçosa (UFV), do Paraná (UFPR) e de Santa Maria (UFSM), além da Fundação de Apoio Universitário da Universidade Federal de Pelotas (RS), já aderiram à modalidade. Desde 2012, as universidades já compraram mais de R$ 1,7 milhão em produtos da agricultura familiar.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário