domingo, 13 de setembro de 2015

Biblioteca virtual reúne mais de 150 bilhões de sites

Dica do:
Um biblioteca online, gigantesca e acessível. Os números do Internet Archivejustificam esses adjetivos. Fundado em 1996 pelo norte-americano Brewster Kahle, o portal reúne mais de 6 milhões de documentos em texto, áudio e vídeo.

Em crescimento constante, o arquivo online acaba de lançar um novo serviço: o TVNews, um site que reúne todos os programas jornalísticos das principais emissoras de TV dos EUA, exibidos nos últimos três anos. Grátis e com sistema de busca avançada, o endereço virtual já contabiliza mais de 350 mil arquivos.

Com possibilidade de pesquisa a partir de períodos de tempo, palavras-chave e também por redes específicas, o serviço disponibiliza, por exemplo, todos os programas que anunciaram a morte de Osama Bin Laden.

Abaixo, o Catraca Livre destaca outros conteúdos oferecidos pelo portal que possui uma depósito físico com mais de 40 mil livros, em São Franciscos, EUA.

Vídeos raros - Com mais de 900 mil registros em vídeo, a página possui desde comerciais antigos, até material integrante de coleções de grandes universidades. Entre os inúmeros destaques está um demonstrativo do computador “Lisa”, da Apple, realizado em 1985, pertencente ao acervo da Universidade Stanford.

Livros clássicos - São cerca de 3,6 milhões de arquivos disponíveis. São inúmeros os autores americanos com obras disponíveis quase por completo para download. Obras-primas como “Tristes Trópicos”, do antropólogo francês Claude Levi-Strauss, também podem ser consultadas online.

Wayback Machine – Já são mais de 150 milhões de registros no site de maior sucesso do portal. Ele é composto por imagens capturadas por robôs que monitoram e fotografam todas as páginas da web de 1996 em diante. Como o próprio nome sinaliza, o site faz uma viagem ao tempo.

Documentos históricos – A página reúne documentos diversos. Há desde censos da população brasileira do inicio do século XX, por exemplo, até a carta de Pedro Álvares Cabral enviada ao rei de Portugal.

Música ao vivo - Um catálogo inúmeras raridades, como o show do Grateful Dead no Madison Square Garden, em 1979.

Aproveite para compartilhar!

Fonte: Catraca Livre

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário