Diariamente nos deparamos nas gôndolas dos supermercados ou até mesmo em restaurantes com uma enorme variedade na opção de bebidas, o que muitas vezes pode nos confundir. Suco, néctar e refresco são diferentes? São todos à base de frutas?
As diferenças estão relacionadas a maneira de processamento e aos ingredientes utilizados em cada produto.
Néctar: são bebidas que podem ter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Deve conter entre 30 e 50% de polpa de fruta.
Refresco: são opções não fermentadas, obtidas pela diluição em água potável do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com ou sem açúcar. A adição de corantes e aromatizantes é permitida, e em geral devem apresentar no mínimo 10% do suco da fruta.
Suco: segundo decreto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que estabelece os Padrões de Identidade e Qualidade (PIQs) de bebida, suco ou sumo é definido como: "a bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, destinada ao consumo, obtida da fruta sã e madura, ou parte do vegetal de origem, por processo tecnológico adequado, submetida a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o consumo". Este poderá ser adicionado de açúcar em um percentual máximo de 10%, porém deve conter no rótulo a expressão “adoçado”.
Classificação dos sucos:
Tropical: possuem uma legislação específica e são obtidos pela dissolução em água potável da polpa de fruta de origem tropical, sendo considerado uma proporção mínima de 35% de fruta. Açaí, cupuaçu e manga são exemplos. A porcentagem de polpa de fruta utilizada na preparação do suco tropical deve ser superior ao estabelecido para o néctar.
Suco Integral: refere-se ao suco obtido somente da fruta, sem adição de açúcar, sendo proibida a designação integral para suco reconstituído.
Desidratado: é o suco no estado sólido, obtido pela desidratação do suco integral, a bebida em pó só é considerada suco se não tiver aromatizantes químicos.
Reconstituído: é o suco obtido pela diluição do suco concentrado ou desidratado, sendo obrigatório na sua rotulagem a origem do suco utilizado em sua elaboração e se foi um suco concentrado ou desidratado. A utilização da expressão “reconstituído” é opcional.
E o valor nutricional do suco, néctar e refresco é o mesmo?
Com certeza não, os sucos como são constituídos de 100% da fruta, eles apresentam um valor nutricional, com relação a vitaminas bem superior, quando comparados ao néctar e refresco que possuem quantidades menores das polpas de frutas.
Os sucos de frutas, devem ser consumidos imediatamente após seu preparo, evitando assim, que algumas vitaminas, como por exemplo a vitamina C reduza sua quantidade.
Agora que conhecemos um pouco sobre as diferenças que iremos encontrar nos estabelecimentos comerciais, devemos fazer boas escolhas, evitando produtos com adição de açúcar e escolhendo de acordo com o que aprendemos e estamos querendo comprar.
Fique atento!!! Preste atenção para não trocar um delicioso copo de suco natural com 100% fruta, por um néctar ou um refresco.
Gizele Bruna Barankevicz
Nutricionista - UNICENTRO
Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos – ESALQ/USP
Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado
Postado há 4th February por GEAF FUNCIONAIS
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário