domingo, 13 de setembro de 2015

Cacau e seus benefícios (grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br)

O fruto do cacaueiro é conhecido por sua grande importância econômica além de ser reconhecido pela rica composição, sabor exótico e características organolépticas atrativas. Atualmente, o cacau é muito explorado tanto pelas indústrias alimentícias, como também farmacêutica e cosmética. Há evidências de que o cacau possui origens na América do Sul e era consumido há milhares de anos, principalmente, pelas civilizações antigas, como maias e astecas, sendo o cacaueiro conhecido como a árvore dos frutos de ouro. Hoje, no Brasil, o cacau é produzido em grandes proporções, principalmente no estado da Bahia, Pará, Rondônia e Amazonas.
As castanhas do cacau precisam passar por um processo de fermentação e de secagem, sendo a partir dessas etapas é que se adquirem as características ideais para que possam servir de matéria-prima a preparação do pó de cacau, manteiga de cacau, chocolate e licores. 

O cacau é considerado um alimento fonte de fibras, proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais e vitaminas. Além disso, também contém antioxidantes, principalmente os compostos fenólicos. Inclusive esta classe de composto bioativos são os mais estudados no cacau. Dentre os já identificados estão a catequina, resveratrol e quercetina, essa última também pode ser encontrada em alho e cebola. 
Ao conter níveis consideráveis de antioxidantes, o cacau pode também atuar protegendo as células vasculares, bem como colaborar na redução de riscos de doenças, como a diabete tipo 2, hipertensão síndrome metabólica. 
O resveratrol é um composto fenólico muitoestudado em chocolates e cacau. Estudos têmapontado que esta substância apresenta efeito cardioprotetor, ação anticarcinogênica, antiinflamatória e antioxidante, bem como podem atuar na apoptose celular. Um estudo que avaliou diferentes composições de produtos à base de cacau, demostrou que o resveratrol esta mais abundantemente concentrado no cacau e em chocolates meio amargo, enquanto é encontrado em baixos teores em chocolates ao leite e ausente em chocolates brancos e bebidas lácteas de chocolate. Em estudos recentes,os polifenois presentes no cacau atuaram inibindo principalmente as espécies reativas de oxigênio que podem estar associadas ao aparecimento de diversos tipos de cânceres.
O cacau também apresenta ácidos graxos poliinsaturados, que podem atuar na redução do colesterol e inibição de formação de placas. No entanto, é importante ressaltar que o consumo deve ser moderado, visto que também possuem outras gorduras saturadas. O consumo exacerbado destes alimentos, principalmente o consumo de chocolates, pode futuramente, acarretar na formação de ateromas na corrente sanguínea. Chocolates apresentam teores mais elevados de gorduras e açúcares, os quais contribuem para o alto valor energético dessas iguarias.

Tanto o consumo do cacau, quanto do chocolate, promovem no cérebro a liberação de neurotransmissores, como a serotonina. Em nosso organismo a serotonina é responsável pela sensação de prazer. Outras substâncias como teobromina e feniletilamina também têm sido apontadas como responsáveis pela “atração” e sensação de bem estar, das quais muitas vezes descritas após o consumo de chocolate e cacau. Algumas pesquisas ainda acreditam que estas substâncias (teobromina e feniletilamina) podem contribuir na diminuição da ansiedade. 
Novamente é importante frisar que os chocolates ao leite, possuem quantidades muito baixas de compostos bioativos, quando comparado com o cacau, como também grandes quantidades de açúcar e gorduras e por isso estão associadas ao aumento dos índices de obesidade e glicemia. Dessa forma, pense bem quando for escolher o chocolate, prefira sempre os que possuem maiores quantidades de cacau em sua composição e menores teores de açúcares, assim você aproveitará melhor os benefícios desse fruto.

Deguste os benefícios do cacau e do chocolate com moderação. Lembre-se de associar o consumo desses alimentos com uma dieta equilibrada e práticas de exercícios, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.

Jessica Bomtorin Aranha
Graduanda em Ciências dos Alimentos
Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado
Postado há 25th February por GEAF FUNCIONAIS

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário