domingo, 13 de setembro de 2015

Verdadeiro ou Falso: Dieta do limão promete a perda de 3 kg semanais (grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br)

Em meio às dietas infalíveis, tem-se falado muito sobre a dieta do limão. Hoje vamos entender a sua origem, o seu princípio e os benefícios do limão.
A dieta do limão (ou da limonada) teve origem em uma dieta desintoxicante criada por um americano, nos anos 50. Desde então, ganhou várias versões e também alcançou certa popularidade, tanto no Brasil quanto no exterior.

Em sua forma mais popular, a dieta é simples de ser seguida. Existem diversas versões de cardápios, alguns de uma semana, outros de quinze dias ou até mesmo um mês, onde o efeito esperado é emagrecer 3 kg por semana. Esta dieta combina dois pontos: o consumo da limonada (sem açúcar) em jejum e o consumo de um cardápio bem balanceado e com calorias reduzidas ao longo do dia. Algumas versões desta dieta incluem a limonada no almoço ou nos lanches entre as refeições, ou ainda indicam o uso do suco do limão como tempero em saladas, por exemplo. Variam também quanto a temperatura da água utilizada para preparar a bebida. 

Antes que você se proponha a fazer a dieta do limão, vamos primeiramente conhecer a origem do limão e seus benefícios. E a partir deste ponto discutiremos se a dieta tem fundamento. 
A grande maioria dos frutos cítricos provém da Ásia, de regiões compreendidas entre a Índia e o sudeste do Himalaia. O limoeiro, no início, era um simples arbusto que se espalhava espontaneamente pelo sudeste asiático. Existem diferentes versões sobre a forma como o limão tornou-se conhecido na Europa. De qualquer forma, nas Américas, ele chegou junto com os primeiros conquistadores portugueses e espanhóis, no século XVI. 

O Brasil é um grande produtor deste fruto. Nacionalmente, é facilmente encontrado durante todo o ano, nas suas diversas variedades, embora sendo mais produtivo de abril a setembro. Em geral, todas as variedades apresentam aspectos básicos semelhantes, diferenciando-se na cor, tamanho, forma e textura da casca.

Sabe-se que, o limão ajuda a atacar a gordura localizada, ou seja, aqueles quilinhos a mais associados com a ação hormonal, que participam do processo de acúmulo de tecido adiposo em determinadas partes do corpo (no caso das mulheres, na região do quadril e glúteos, e em homens, no abdômen). Alimentos como o limão favorecem o bom funcionamento intestinal, minimizando a absorção de gordura e facilitando a perda de peso. 

Além disto, o limão deixa o pH do sangue mais alcalino, favorecendo o trabalho das enzimas responsáveis pela eliminação das toxinas. A sua casca é rica em monoterpenos, moléculas dos óleos cítricos que penetram com facilidade em tecidos e células do corpo, ajudando a regular a absorção de açúcares e o armazenamento de gordura. Atua como diurético, já que o potássio contido na fruta auxilia na eliminação de sódio, facilitando a produção de urina. A sua acidez ajuda na quebra das moléculas de proteína, facilitando e acelerando o processo de digestão dos alimentos ingeridos. Aumenta a sensação de saciedade, devido à grande concentração de pectina (fibra solúvel).
Já a vitamina C, contida no limão em grande quantidade, é antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis pela oxidação da pele e pelo envelhecimento. Fortalece o sistema imunológico, já que impede que estes radicais livres ataquem as células imunológicas do corpo. A vitamina C ainda compõe a base da molécula do colágeno, substância que forma as fibras que dão sustentação à pele. Ajuda na absorção de ferro pelo corpo, mineral que atua na produção de enzimas que mantêm os neurônios sempre ligados. Mantém a estrutura do organismo, já que assimila cálcio, mineral que atua na firmeza da massa óssea e dos dentes.
Por tudo o que discutimos, concluímos que, tomar água com limão em jejum ajuda a emagrecer, mas não é responsável diretamente pela perda de peso. Entenda o porquê. Um estudo da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, provou que pessoas que consomem vitamina C, vitamina presente no suco fresco de limão, têm um sistema digestivo mais eficiente e perdem peso mais facilmente do que aquelas que não mantêm uma dieta rica em tal vitamina. Isto porque, esta bebida ajuda a limpar o intestino, eliminando o muco acumulado no órgão. 
Quando esta bebida é preparada com água gelada, alia-se outro benefício, já que a água gelada é termogênica, ou seja, faz nosso organismo gerar calor e, consequentemente, perder calorias, visto que, para absorvê-la, nosso corpo faz um grande esforço, elevando sua temperatura até os 36ºC. 
No entanto, cabe mencionar que, o consumo excessivo de limão em jejum pode causar náuseas, diarreia, cólicas estomacais e lesões na mucosa gástrica, razão pela qual é contraindicado para pessoas com gastrite e úlceras. Além disso, ataca o esmalte dentário, descalcificando os dentes, expondo-os à formação de cáries. Ao mesmo tempo o consumo excessivo de vitamina C pode provocar cálculos renais, distúrbios gastrintestinais e incômodos na bexiga. Neste ultimo caso, o excesso de vitamina C acidifica a urina, provocando irritações.

Vale ressaltar que, o ideal é praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável. O exercício físico por si só estimula o crescimento muscular, mas não leva necessariamente à perda de peso se não aliado a uma dieta equilibrada. Por outro lado, os hábitos alimentares ajudam a diminuir a camada adiposa do corpo, mas não enrijecem os músculos. Por isso, ambos são imbatíveis para remodelar o corpo e fortalecer a saúde.

Jéssica Fernanda Scatolin Russo
Graduanda em Ciências dos Alimentos (ESALQ-USP)
Sob orientação da Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

Postado há 23rd April por GEAF FUNCIONAIS

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário