quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Carotenoides: um aliado para o bronzeado (grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br)

O verão está chegando, e com essas altas temperaturas nada melhor que praia, sol, piscina não é?
Nesses dias quentes devemos lembrar da nossa hidratação, pois nesse calor devemos redobrar nossa atenção quanto a ingestão de água.

Mas, afinal para muitos qual a principal meta para o verão? Além do corpo em forma que muitos intitulam “projeto verão”, com certeza o belo bronzeado que é almejado principalmente por muitas mulheres. Para conseguir esse bronze é necessário à exposição a radiação solar, porém o bronzeado perfeito é difícil de conseguir e também manter.

O bronzeado é a produção de melanina, resultado de um mecanismo de proteção da pele contra a radiação solar. Quando estamos expostos à intensa luz solar, a pele procura se defender, produzindo maiores quantidades de melanina o que deixa a pele mais escura. Apesar da melanina absorver um pouco dessa radiação que atinge a pele, ela é insuficiente para conferir uma proteção total, sendo necessário a utilização do protetor solar para adquirir uma proteção mais segura contra a radiação.
Com a chegada do verão, é muito comum o uso de suplementos ou alimentos que estimulem ou ajudem a manter o bronzeado. As substâncias mais conhecidas são a vitamina C, E e os carotenoides.

Hoje iremos aprender um pouquinho sobre os carotenoides, suas principais fontes e sua contribuição no bronzeado.

Os alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora e mamão, possuem um pigmento chamado carotenoide, que é essencial para a visão, desenvolvimento embrionário e contribui para melhorar a imunidade.

Os carotenoides, são substâncias que fornecem a coloração à alguns vegetais e são um importante componente da coloração da pele, além de serem precursores da vitamina A. Os carotenoides possuem funções importantes na prevenção de doenças, como o câncer, catarata, doenças cardiovasculares e retardo do processo de envelhecimento.
A absorção do caroteno que ingerimos na alimentação, ocorre no nosso intestino, e depende principalmente da quantidade de gordura que ingerimos, além de uma enzima chamada de lipase e os sais biliares. 

A conversão do caroteno em vitamina A é feita no intestino delgado e duodeno durante a absorção, isso também pode acontecer no fígado. O excesso da ingestão de caroteno pode levar a uma coloração amarela da pele, principalmente na palma das mãos.
O betacaroteno é um dos carotenoides mais encontrado nos alimentos, é uma provitamina, ou seja irá se tornar vitamina após passar por algumas reações químicas no organismo, ele é provitamina A. Encontrado principalmente em frutas e vegetais de coloração amarela e verde como cenoura, espinafre, damasco, batata doce, brócolis, pimentas e pêssego, o betacaroteno possui importante papel na manutenção da saúde, pois age como potente antioxidante Essa substância contribui para deixar a pele dourada e também a protege-la contra raios UVA e UVB.

Que tal investir em fontes naturais, como os alimentos fonte de carotenoides?

A dica para manter o bronzeado é investir na ingestão de alimentos com coloração laranja ou vermelha, como, cenoura, abóbora, mamão, laranja, pimentão, tomate.
Atenção!!

É importante ressaltar que as medidas de proteção solar recomendadas para evitar o câncer de pele devem ser sempre utilizadas. Não vamos esquecer da importância do protetor solar e de seevitar a exposição ao sol nos horários entre as 10 horas e as 16 horas.

Gizele Bruna Barankevicz 
Nutricionista - UNICENTRO
Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos - ESALQ/USP

Sob Orientação: Profª Jocelem Mastrodi Salgado

Postado por GEAF FUNCIONAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário