sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Oficina pioneira qualifica a produção familiar para o mercado internacional

Fonte: Gabriella Bontempo Ascom/MDA - Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2015 


A maior feira de orgânicos do mundo, a Biofach, está chegando. E, para preparar ainda mais os empreendimentos da agricultura familiar que estarão na Alemanha entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2016, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza até sexta-feira (11), em Brasília, a primeira oficina de capacitação para o evento.

A ideia é que o encontro se transforme em um espaço de conhecimento e troca de experiências, tanto para as oito cooperativas selecionadas como para demais empreendimentos com potencial de exportação. “Sentimos a necessidade de promover uma oficina para os empreendimentos da agricultura familiar que participam da Biofach, com foco em uma melhor preparação para a exposição”, ressaltou a chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial (AIPC/MDA), Cristina Timponi.

Participam do encontro importantes parceiros, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). “Eles se juntam a nós nessa iniciativa porque não é a missão principal do MDA a promoção da exportação, para isso nós temos outros órgãos. Nós apoiamos os empreendimentos para que eles possam alcançar também esses mercados”, apontou.

Em 2016, será a 12ª vez que a agricultura familiar brasileira vai marcar presença na Biofach. Na edição passada, os empreendimentos nacionais comercializaram quase US$ 5 milhões. Na época, as dez cooperativas participantes, apoiadas pelo MDA, fizeram 267 contatos comerciais com mais de 20 países.

Entre elas está a Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região (Coapracor). Em 2015, eles participaram pela primeira vez da feira levando polpa de acerola orgânica. Na mostra, eles conseguiram parceiros comerciais e já se preparam para exportar 75 toneladas do produto. Agora, eles vão levar mais três frutas: abacaxi, manga e maracujá.

“Esse treinamento para a Biofach veio na hora certa. Estamos com uma grande expectativa e queremos fazer o melhor lá na Alemanha e conseguir novos parceiros comerciais. Nesse espaço estamos com colegas do Brasil todo e essa troca de experiência nos fortalece”, explicou o produtor e gerente da cooperativa, Carlos Alves, 39 anos.

A Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ), também participou do encontro, quando apresentou a perspectiva alemã da Biofach. “A Alemanha está no coração da União Europeia. Dois terços das mais importantes feiras internacionais do mundo ocorrem no país – uma média de 150 eventos por ano. Tudo o que não tem na Europa é muito interessante para o público da feira”, comentou a assessora Annelie Albers.

Além das dicas, os participantes conheceram algumas peculiaridades dos alemães, como a pontualidade, a organização e a importância do contato visual.

Saiba mais

A Biofach 2015 contou com a participação de 2.236 expositores de 126 países. Mais de 100 mil produtos orgânicos foram expostos na feira. Em 2016, o espaço da agricultura familiar terá 85m² e continuará promovendo o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – o Brasil Agroecológico – e o Selo da Agricultura Familiar.

Participaram da chamada pública 40 empreendimentos familiares, mas somente oito atenderam perfeitamente aos critérios da Biofach.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário