segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Sorocaba - Botânico inaugura seu jardim de plantas medicinais

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 


Parte de um projeto que pretende introduzir o uso de fitoterápicos na saúde pública, o jardim tem um importante papel na valorização do conhecimento e do correto uso das plantas medicinais.

Com cerca de 50 espécies de plantas medicinais, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (11), o Jardim Sensorial de Plantas Medicinais, localizado na parte interna do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. A iniciativa faz parte do Projeto Fito Sorocaba, desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES).

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que confessou ser usuário de remédios fitoterápicos, destacou a importância do Jardim de plantas medicinais na vida dos sorocabanos. “Nossos ancestrais recorriam à natureza para amenizar os problemas que os afligiam. Se o homem cuida da natureza, ela nos ajuda dando tantas coisas boas, como os remédios naturais”, afirmou.

O secretário de Saúde, Francisco Fernandes, explicou que o uso de remédios fitoterápicos é uma proposta do Ministério da Saúde, introduzido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sorocaba e na atenção básica. “Nas UBS onde já tem a estratégia de saúde da família, será feito o plantio em alguns canteiros e a comunidade pode ajudar a cuidar e levar para casa”, explicou.

Segundo o secretário, os usuários das UBS serão orientados e aprenderão sobre as propriedades medicinais das plantas. Ao mesmo tempo a Saúde Municipal introduzirá medicamentos fitoterápicos industrializados para a população para uso em casos como problemas respiratórios, digestivos e ansiedade. “É para minimizar o impacto do excesso de medicamentos alopáticos que a população vem se submetendo hoje”, disse.

Parceiro no projeto, o secretário de Meio Ambiente, Clebson Aparecido Ribeiro, ressaltou que o objetivo é incorporar ao sistema de saúde pública a utilização de plantas medicinais e fitoterápicos. “É promover o uso racional das plantas medicinais na atenção primária à saúde, resgatando o conhecimento popular, embasado nos conhecimentos científicos”, justificou.

O Jardim Sensorial

Construído próximo ao roseiral, numa área de 150 m2, o espaço tem o formato do símbolo do infinito e é composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

Além de enriquecer a coleção de plantas do Jardim Botânico, o jardim tem um importante papel na valorização do conhecimento e do correto uso das plantas medicinais, sendo um espaço de contemplação e desenvolvimento de ações educativas.

Além das UBS, o sorocabano que desejar obter mudas de plantas medicinais poderá retirá-las no Parque Natural Chico Mendes, de terça-feira a sexta (das 9h às 11h e das 12h às 15h) e no sábado (das 8h às 12h). O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.
Link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário