sábado, 23 de janeiro de 2016

Acre: Oficina sobre plantas medicinais e fitoterápicos é oferecida à comunidade

22.01.2016
Moradores do São Francisco participam da oficina sobre plantas medicinais e fitoterápicos (Foto: Angela Peres/Secom)

Os moradores do bairro São Francisco tiveram a oportunidade de participar da 1ª Oficina de sobre uso de plantas medicinais e fitoterápicos no município de Rio Branco, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), nessa quinta-feira, 21, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Gonzaga.

A oficina faz parte de um projeto piloto que tem o apoio do Ministério da Saúde (MS), por meio de um edital lançado para ajudar no fortalecimento das plantas medicinais e dos remédios fitoterápicos nos municípios e estados, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

A Semsa é responsável por coordenar a implantação de uma farmácia viva e uma farmácia de manipulação na UBS Luiz Gonzaga. A Sesacre é responsável pela capacitação, tanto para a comunidade, quanto para os profissionais da área da saúde. A Funtac dá o apoio para a transferência de tecnologia
.
O projeto piloto é realizado em parceria entre Ministério da Saúde e secretarias de Saúde de Rio Branco e do Acre (Foto: Angela Peres/Secom)

A diretora técnica da Funtac, Silvia Basso, falou sobre o trabalho que está sendo realizado. “Nós estamos repassando os fitoterápicos já desenvolvidos, colaborando com a secagem e controle de qualidade das plantas medicinais que estão sendo cultivadas na Unidade Básica de Saúde”, afirmou.

O ex-seringueiro e morador da comunidade, Antônio Alves, gostou da oficina. “No seringal, a gente já fazia uso dessas plantas que tinham lá, como cidreira, hortelã, malvarisca a capeba. Agora, a gente está aprendendo a fazer melhor o chá delas”, disse.

A farmacêutica e coordenadora do projeto pela Sesacre, Thisiane Oliveira, destacou a importância dessa proposta. “É muito benéfico termos a planta medicinal na UBS, onde vai ser montada a farmácia de manipulação, porque a gente pega essa planta que pode ser utilizada fresca, a seco ou como um produto final, que é o medicamento fitoterápico”, esclareceu.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário