quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Revista World Nutrition divulga artigo sobre classificação de alimentos

Autor: RedeNutri Published At: Ter 19 de Jan, 2016 
A classificação NOVA descreve os grupos de alimentos de acordo com os níveis de processamento e tratamento a que são submetidos, adotada pelo Guia Alimentar para População Brasileira, ao invés de em termos de nutrientes.

A Revista World Nutrition, volume 7, divulgou um novo artigo com a classificação de alimentos atualizada – denominada NOVA. A classificação NOVA, elaborada pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS), descreve os grupos de alimentos de acordo com os níveis de processamento e tratamento a que são submetidos, adotada pelo Guia Alimentar para População Brasileira (2014), ao invés de em termos de nutrientes.

A NOVA classifica todos os alimentos e produtos alimentícios em quatro categorias claramente distintas. Ela especifica quais os alimentos pertencem a qual grupo e fornece definições precisas dos tipos de processamento subjacentes a cada grupo.

O processamento de alimentos, conforme identificado pela NOVA, envolve processos físicos, biológicos e químicos que ocorrem após os alimentos serem separados da natureza e antes de serem consumidos ou utilizados na preparação de pratos e refeições. Os métodos utilizados na preparação culinária de alimentos em casa ou em restaurantes, incluindo a eliminação de partes não comestíveis, o fracionamento, a cocção, os temperos e mistura de vários alimentos, não são consideradas pela NOVA.

Esta nova classificação é agora reconhecida como um instrumento válido para a investigação em nutrição e a saúde pública, políticas e ações, em relatórios da FAO e da OPAS. 

O artigo apresenta a atualização mais recente da NOVA e um resumo dos seus usos e resultados até agora.

Monteiro CA, Cannon G, Levy RB et al. NOVA. The star shines bright. Food classification. Public health World Nutrition January-March 2016, 7, 1-3, 28-38.

Faça o download do artigo, clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário