quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Tratamento fitoterápico para a obesidade – seria esse um possível caminho? Boletim PLANFAVI, n. 45, abr/jun 2018

A elevada incidência mundial da obesidade trás consigo um desafio gigantesco para os serviços de saúde pública, especialmente quando levamos em conta a sua etiologia multifatorial, bem como sua patogenia, a qual envolve distúrbios psicológicos e metabólicos que reduzem drasticamente a qualidade de vida. Os medicamentos disponíveis para tratar a obesidade, em sua maioria, são ineficientes a longo prazo, e muitas vezes resultam em graves efeitos colaterais, resultando na interrupção de sua comercialização e, consequentemente, à falta de alternativa terapêutica para esta grave doença. 

Muitos dos pacientes obesos apresentam uma enorme dificuldade de adesão à dietoterapia e à prática de exercícios físicos regulares. Estes indivíduos encontram-se em elevado risco de óbito por conta das consequências metabólicas associadas à obesidade e, assim, o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas é mais do que necessário – é prioritário e urgente! 

Neste contexto, nosso grupo de pesquisa se propôs a estudar os efeitos do Extrato padronizado de Ginkgo biloba (EGb), um dos fitoterápicos mais utilizados no mundo, em dois modelos animais de obesidade: I. ratos com obesidade induzida por dieta hiperlipídica; II. Ratas ovariectomizadas (submetidas à retirada dos ovários, condição esta que mimetiza a ausência de hormônios ovarianos tal como ocorre na menopausa). Este extrato foi selecionado por suas propriedades antioxidante e anti-inflamatória, resultante de sua composição química – 24% de flavonoides e 6% de terpenoides. 

Nossos estudos demonstraram que o EGb promoveu um efeito supressor do apetite, diminuição da adiposidade corporal bem como recuperação da sensibilidade à insulina no músculo e no tecido adiposo de ratos obesos que continuaram ingerindo dieta hipercalórica durante o período de tratamento. Estes dados são extremamente relevantes se considerarmos o potencial do EGb para tratar indivíduos obesos que apresentam dificuldade em mudar os hábitos de vida de forma a reduzir a ingestão e aumentar o gasto calórico. 

Adicionalmente, observamos que o EGb promoveu, em ratas ovariectomizadas, o restabelecimento da ação hipofágica da serotonina – um neurotransmissor com potente ação anorexígena –, estimulou a atividade serotoninérgica hipotalâmica e reduziu a massa do tecido adiposo retroperitoneal, além de promover uma melhor composição corporal e perfil lipídico mais favoráveis. Também evidenciamos que na ausência dos hormônios ovarianos, o EGb amenizou as alterações de humor associadas, tais como ansiedade e depressão. Estes efeitos são de especial interesse, uma vez que aproximadamente 70% das mulheres apresentam obesidade na pós-menopausa e também pelo fato de que a principal terapia farmacológica disponível – Reposição Hormonal – apresenta sérios efeitos colaterais como trombose e câncer de mama. Desta forma, nossos achados apontam para uma possível alternativa terapêutica com menor incidência de efeitos colaterais. 

Assim como o EGb, é muito provável que outros extratos de planta com altos teores de polifenois apresentem resultados semelhantes em relação à obesidade e distúrbios metabólicos associados. É preciso que mais estudos desta natureza sejam realizados para que, num futuro próximo, possamos minimizar as severas consequências da obesidade, que diminuem drasticamente a qualidade e a expectativa de vida de uma parcela considerável da população mundial. 

Esse editorial foi escrito a convite pela Drª Mônica Marques Telles, Professora Associada do Departamento de Ciências Biológicas - UNIFESP – Campus Diadema.

http://www.cebrid.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Boletim-PLANFAVI-46-Abril-Maio-Junho-2018-1.pdf

Um comentário:

  1. Sou Richard, estou aqui para testemunhar sobre um grande fitoterapeuta que curou minha esposa de câncer de mama. O nome dele é Dr. Imoloa. Minha esposa passou por essa dor por 3 anos, quase gastei tudo o que tinha, até que vi alguns testemunhos online sobre como o Dr. Imoloa os curou de suas doenças, imediatamente entrei em contato com ele. então ele me disse as coisas necessárias a fazer antes de enviar o fitoterápico. Gostaria que ele fizesse através do serviço de correio da DHL, e ele nos instruiu sobre como aplicar ou beber o remédio por boas duas semanas. e para maior surpresa antes da terceira semana superior, minha esposa estava aliviada de todas as dores. Acredite, foi assim que minha esposa foi curada do câncer de mama por este grande homem. Ele também tem um poderoso remédio herbal para curar doenças como: doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia, distúrbios de ansiedade, doença autoimune, dor nas costas, entorse nas costas, transtorno bipolar, tumor cerebral, maligno, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, cardiovascular Doença, Neoplasias, doença respiratória crônica, transtorno mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite autoimune inflamatória ed. doença renal crônica, doença articular inflamatória, impotência, espectro alcoólico feta, distúrbio distímico, eczema, tuberculose, síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, doença lúpica, úlcera na boca, câncer na boca, dores no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarreia, HIV/AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de Addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença celíaca, linfoma, depressão maior, maligno melanoma, Mania, Melorreostose, Doença de Ménière, Mucopolissacaridose, Esclerose múltipla, Distrofia muscular, Artrite reumatóide. Você pode contatá-lo por e-mail Via drimolaherbalmademedicine@gmail.com

    ResponderExcluir