quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Alerta - Família intoxicada com suco de "couve". Boletim PLANFAVI, n. 45, abr/jun 2018

No início de junho deste ano foi divulgada a notícia que seis integrantes de uma mesma família, incluindo duas crianças, foram intoxicados ao tomar suco de uma planta conhecida como “falsa couve”. Esse fato ocorreu na cidade de Pio IX, Piauí. Como a família residia próximo ao hospital municipal, foi possível fazer a desintoxicação. Esse fato também ocorreu em Santa Luzia, região metropolitana de Minas Gerais em 2012. 

A mesma planta foi ingerida por uma família em um almoço, entretanto neste acontecimento ocasionou óbito de um dos seus integrantes. Em 2016, a UFSJ Campus Centro Oeste foi acionada para tentar identificar e avaliar as possíveis toxinas desta planta. 

O professor João Máximo de Siqueira, responsável pela disciplina Farmacognosia do curso de Farmácia da UFSJ, identificou a espécie como Nicotiana glauca (Solanaceae) e detectou a presença de alcaloides piridínicos. 

Esses alcaloides (nicotina, nornicotina, nicotimina, anabasina, anabatina) podem ocasionar perdas dos movimentos das pernas e dificuldade para andar seguida de parada respiratória. O professor João preocupado com a confusão da população local com esta espécie conhecida como “couve-do-mato ou falsa mostarda”, confeccionou diversos panfletos e cartazes que foram espalhados pela cidade e região. 

Agora com mais esse ocorrido, torna-se necessário fazer uma campanha nacional no intuito de informar as pessoas dos perigos desta espécie se usada como alimento.

Fonte: 
https://cidadeverde.com/noticias/273932/familia-e-intoxicadadepois-de-ingerir-suco-com-falsa-couve-em-pio-ix 

http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/06/ufsjestuda-planta-toxica-na-zona-rural-de-divinopolis.html 

Ntelios et al. 2013. Acute respiratory failure due to Nicotiana glauca ingestion Hippokratia. v. 17, p. 183–184.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nicotiana-glauca-20080330.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário