quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Reações adversas no Brasil - Produto Saúde Total – comércio irregular e fraude Boletim PLANFAVI, n. 45, abr/jun 2018

A internet está repleta de publicidade sobre produtos ditos “fitoterápicos” sendo comercializados sem registro sanitário. Um exemplo disso é o produto “Saúde Total”. Segundo o site que comercializa o produto irregular, este seria indicado para combater: dor de coluna, artrite, artrose, gota e varizes. Além disso, o site informa que o produto não apresenta efeitos colaterais e que o seu tempo de utilização seria: “Nos casos de coluna, bursite e varizes, tomar por um período de quatro meses.As pessoas que sofrem de artrite e artrose, tomar por um período de seis meses.”Não se obtém a informação no site sobre a composição do produto. Assim, a pessoa o compra sem saber o que o mesmo contém.

Uma idosa que sentia muita dor começou a usar o produto. No rótulo, constava a informação “Harp 100”, sugerindo tratar-se de um fitoterápico contendo a espécie Harpagophytum procumbens, conhecida popularmente como “garra do diabo”. A família da usuária desconfiou e solicitou uma análise ao Laboratório de controle de qualidade do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A análise realizada pelos pesquisadores apontou a presença de diclofenaco e orfenadrina, substância anti-inflamatória não esteroidal (AINE) e relaxante muscular, respectivamente, nas cápsulas. Essas substâncias não são informadas na rotulagem do produto, havendo claro engano ao consumidor. 

A Anvisa proibiu a publicidade irregular desse produto desde julho de 2017 por meio da Resolução-RE No - 1.914. Além da irregularidade da publicidade, constatou-se, também, a ausência de registros sanitários e da Autorização de Funcionamento da empresa para a venda de medicamentos, mas, mesmo assim, o produto continua sendo comercializado. Assim, é importante verificar a regularidade do produto antes de adquiri-lo e usá-lo, considerando-se que nem mesmo a composição do mesmo é conhecida, podendo-se ter vários riscos com sua utilização. No caso específico, os AINE dependendo do indivíduo e do tempo de utilização podem levar a sangramento e úlceras no trato gastrointestinal, dentre outros eventos adversos. 

Referências: 

Fitoterapia baseada em ciência. Disponível em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10214120301 695429&substory_index=2&id=1049575080. Acesso em 12 jun. 2018. 

Proibição da publicidade. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jo rnal=1&pagina=47&data=18/07/2017. Acesso em 12 jun. 2018. 

Saúde total produtos naturais. Disponível em: https://www.harpsaudetotal.com/. Acesso em 12 jun. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário