Texto
Isabelle Aparecida Santos Gomes - acadêmica de Medicina veterinária - UNITAU
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro agrônomo, professor FIC e UNITAU
Nas cercas de algumas fazendas ou até de áreas menores, como nos quintais, encontramos uma planta trepadeira subindo sem muito esforço, principalmente se estiver em épocas mais quentes. Diferente da maioria das espécies que nascem espontaneamente e que recebem vários nomes populares, ela é conhecida no Vale do Paraíba, pela maioria por melão-de-são-caetano, o que facilita a comunicação entre as pessoas. Mas pode ser que alguém a denomine por melãozinho ou melão amargo.
Sua denominação científica é Mormodica charantia. Pertence à família Curcubitaceae, a mesma da melancia, do melão e da abóbora. Uma curiosidade botânica relacionada às espécies dessa família é o fato de possuírem, na mesma planta, flores masculinas separadas das flores femininas (reconhecida pelo pequeno fruto já sendo formado antes das sépalas das flores). A maioria dos flores são hermafroditas, isto é, androceu (órgão masculino) e gineceu (órgão feminino) na mesma flor.
Apesar de muita gente considerar como uma planta daninha, invasora e que deve ser arrancada, possui vários usos, alguns, inclusive, comprovados cientificamente.
Sobre seus usos diversos:
1. Comestível. Suas sementes maduras (vermelhas) são consumidas.
2. Para combater verminoses em animais.
3. Na medicina popular, usada para tratamento de diabetes, hemorroidas, diarreias, tumores, pediculose, furúnculos, alivio de cólicas abdominais, regularização do fluxo menstrual, vermífugo, lesões de pele, cicatrizante, hipoglicemiante e hipercolesterolemia (1).
4. Ação comprovada no tratamento da diabetes. Exemplos de outras ações comprovadas: antiulcerogênica, antibacteriana, imunossupressora e anti-inflamatória (1)
5. Ação fungicida contra patógenos que atacam plantas.
Para saber mais sobre a planta, um texto bem amplo
Foto. Mormodica charantia
Autoria: Isabelle Aparecida Santos Gomes
Referência Bibliográfica
1. Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno e Alex Junior Pietrobon, ASPECTOS GERAIS DO MELÃO DE SÃO CAETANO (Momordica charantia L.) disponibilizado em: https://www.fag.edu.br/upload/revista/seagro/5b4735d6ba994.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário