terça-feira, 19 de junho de 2012

Planta da semana: nó-de-cachorro - III


Usos populares: afrodisíaco, depurativo, estimulante, tônico e tratamento de debilidades nervosas.
           
Resultados de pesquisa

Sobre a melhor época de coleta das raízes
As análises físico-químicas revelaram maiores perdas por dessecação nas amostras coletadas no verão e na primavera. A água foi considerada o melhor líquido extrator, o teor de cinzas totais das amostras variou de 3,4% no verão a 5,3% no outono, enquanto que os teores de polifenóis totais foram maiores na primavera (10,2%) que nas demais estações, sugere se esta estação como a mais apropriada para a coleta da droga vegetal.

MARQUES, Luís C. et al. Controle farmacognóstico das raízes de Heteropteris aphrodisiaca O. Mach. (Malpighiaceae). Rev. bras. farmacogn. [online]. 2007, vol.17, n.4, pp. 604-615. ISSN 0102-695X.

Sobre ações farmacológicas
Pesquisa demonstrou que o extrato BST0298, obtido da espécie,  com 7 dias ou mais de uso, melhorou o aprendizado e os déficits de memória em ratos velhos. 


CARLINI, E.A.; GALVÃO, S.M.P.; MARQUES, L.C.; OLIVEIRA, M.G.M. Heteropterys aphrodisiaca (extract BST0298): a Brazilian plant that improves memory in aged rats. J Ethnopharmacol., v.79, p.305–311, 2002.


Os animais tratados necessitaram de maior motivação e apresentaram menor performance sexual. Não houve alterações morfológicas nos espermatozóides de ambos os grupos. Dessa forma a ingestão do chá não possui ação afrodisíaca, porém outros parâmetros como fertilidade, produção espermática diária e tempo de trânsito dos espermatozóides no epidídimo devem ser analisados.

ARGENTATO, P.P.; MAGRI, N.D.; ACRANI, S. Efeitos do fitoterápico nó de nachorro (Heteropterys aphrodisiaca) sobre os parâmetros reprodutivos do rato Wistar adulto. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/cdOnlineTrabalhoVisualizarResumo?numeroInscricaoTrabalho=2073&numeroEdicao=18. Acesso: 19 de jul 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário