quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Biblioteca Virtual disponibiliza mais de cinco mil publicações em saúde

Quer ter acesso a publicações científicas relacionadas à saúde? Basta acessar a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS). A página reúne aproximadamente 5.100 publicações editadas pelo Ministério da Saúde e entidades vinculadas à pasta, tais como livros, cartilhas, manuais, revistas, políticas, vídeos, programas nacionais, legislação, além de outros serviços. Grande parte desse material se encontra em texto completo, que pode ser lido na íntegra. Além disso, as informações disponibilizadas são atualizadas diariamente.

A Biblioteca Virtual surgiu no ano 2000, com o objetivo de distribuir conhecimento científico e técnico registrado, organizado e armazenado em formato sobre saúde. Para isso foi feita uma parceria entre a Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde (CGDI/SAA) e do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/Opas). Atualmente, ela é uma das 33 Bibliotecas Virtuais em Saúde da América Latina. A rede conta com 25 bibliotecas virtuais temáticas e oito institucionais “A criação da biblioteca representa um avanço na democratização da informação do Setor Saúde, atuando tanto como repositório confiável da produção institucional como agente veiculador da informação produzida pelo MS e vinculadas ao SUS e também para a América Latina e Caribe”, destaca Sandra Teixeira, chefe da Divisão de BVS MS.

As Áreas Técnicas do Ministério são responsáveis pelo envio de suas produções, tanto na forma impressa como em meio digital (conforme Portarias GM nº 5.869 e nº 58.710, de 1979) a fim de que seja garantida a memória técnica da instituição. Sandra Teixeira explica como enviar as publicações para a biblioteca: “Para publicar basta encaminhar o documento (livro, folheto, CD, cartaz, etc.) junto com o texto completo para a Biblioteca do MS que o material será disponibilizado na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Eventos e notícias também podem ser inseridos, basta encaminhá-los para o e-mail grupofocal@saude.gov.br”.

Inovação - Em breve a Biblioteca Virtual em Saúde será disponibilizada em uma nova interface com certificação de acessibilidade para os usuários que possuem deficiência visual. “Além de um novo layout, a navegabilidade também será facilitada por novos recursos desenvolvidos na metodologia BVS”, conta Sandra Teixeira.

Reportagem: Ilana Paiva 
Data: 29.11.2012
Link:
http://www.blog.saude.gov.br/biblioteca-virtual-disponibiliza-mais-de-cinco-mil-publicacoes-em-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário