quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Publicação EMBRAPA: Elaboração de Mousse de Açaí

Graças a seu alto valor nutritivo, o consumo de açaí vem se tornando freqüente nos demais estados do Brasil e até mesmo no exterior. O despolpamento comercial do fruto é obtido por meio de esmagamento e posterior filtração em peneira fina, processo que envolve a adição de água em quantidades variadas, dependendo do tipo de produto que se deseja obter, uma vez que é comercializado em três concentrações distintas, com teores de sólidos totais em torno de 15,2% (Tipo A), 12,5% (Tipo B) e 9,7% (Tipo C).

A polpa do açaí se constitui em fonte de alfa-tocoferol (vitamina E), fibras, manganês, cobre, boro e cromo. O açaí destaca-se pelo seu alto teor de lipídios, capaz de suprir cerca de 65% das necessidades teóricas recomendadas para um homem adulto. Em relação a proteínas, o açaí pode oferecer de 25% e 65% das quantidades recomendadas e contém, ainda, cálcio, magnésio, potássio e níquel.

Além de ser reconhecido por suas propriedades benéficas à saúde, o açaí é também uma fruta com potencial para o desenvolvimento de alimentos funcionais, pois se apresenta como rica fonte de antocianinas, que são antioxidantes naturais.

Acredita-se que o consumo regular de antioxidantes na dieta reduz os danos oxidativos de estruturas-chave do organismo, pela neutralização dos radicais livres. Estes são continuamente formados no corpo humano, seja deliberadamente para servir importantes funções biológicas ou acidentalmente. Os organismos vivos desenvolveram sistemas antioxidantes complexos para controlar a produção e reduzir os danos causados pelos radicais livres. O sistema antioxidante pode ser endógeno ou proveniente da dieta. A sobrecarga de radicais livres no organismo tem sido relacionada a várias doenças. Se uma pessoa tem pouco nível de antioxidantes para neutralizar os radicais livres, danos celulares significativos podem conduzir a diversas doenças crônico-degenerativas, variando de fibromialgia, sinusite, artrite e problemas de visão às doenças de Parkinson e Alzheimer.

Baixar o texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário