quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Portugal: Nestlé investe em produtos medicinais com parceiro chinês

Reportagem: Pedro Crisóstomo
28/11/2012 - 18:23

Negócio com Chi-Med dará ao grupo suíço acesso a mercado avaliado entre 5000 milhões a 6000 milhões de dólares. A Nestlé conta que a nova empresa fique operacional no início de 2013 NICKY LOH/REUTERS
A Nestlé vai começar a fabricar produtos medicinais à base de plantas. Inspirada na experiência da chinesa Chi-Med na área da medicina tradicional, o gigante suíço acordou com este grupo a criação de uma nova empresa para desenvolver produtos médicos nutricionais.

Numa primeira fase, anunciou esta quarta-feira a Nestlé, a parceria vai desenvolver investigação em saúde gastrointestinal. No horizonte está o objectivo de avançar no estudo nas áreas do sistema nervoso e de doenças do metabolismo.

A nova empresa, a Nutrition Science Partners Limited (NSP), será detida em partes iguais pela Chi-Med e pela Nestlé, através da Nestlé Health Science, a sua subsidiária na área da saúde e nutrição.

Depois de anunciar o reforço na investigação de ciência baseada em soluções nutricionais – com o recém-criado Instituto de Ciências da Saúde da Nestlé –, o grupo suíço avança agora para o campo da medicina tradicional chinesa. Terá acesso directo a 50 mil extractos de mais de 1200 diferentes plantas. Mas não só. Beneficiará da experiência da Chi-Med neste campo, onde, por exemplo, a subsidiária Hutchison MediPharma Limited já está a desenvolver um produto natural para doenças inflamatórias do intestino.

Os primeiros testes clínicos vão começar no início de 2013, altura em que o novo grupo já estará de pé. Com a aposta nesta primeira fase, a Nutrition Science Partners entra num mercado estimado entre 5000 milhões e 6000 milhões de dólares (3800 milhões a 4600 milhões de euros) a nível mundial.

Nenhum detalhe financeiro foi dado sobre o negócio, mas o presidente executivo da Chi-Med, Christian Hogg, notou a partilha de recursos entre os dois grupos para uma parceria “importante” para o mercado de produtos médicos nutricionais.

A Nestlé já tem 29 centros de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. É hoje o produtor número um de produtos alimentares e em Portugal está presente em quatro unidades de produção e 21 centros de distribuição. Luis Cantarell, presidente executivo da Nestlé Health Science, defendeu a parceria, que diz permitir agora ao grupo desenvolver e comercializar produtos à base de substâncias vegetais.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário