sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Acupuntura é eficaz no combate à insônia, diz especialistas

Estudos revelam que cerca de 30% da população mundial adulta não consegue ter uma boa noite de sono e sofre com a insônia. As causas podem ser ansiedade, depressão, estresse, dor muscular ou articular, uso de medicamentos e ambiente inadequado (muito barulho, local quente demais, colchão ruim, claridade excessiva), entre outras. São fatores que podem fazer a pessoa ter dificuldade para pegar no sono ou acordar várias vezes durante a noite ou, ainda, despertar na madrugada, sem conseguir voltar a dormir.

Cansaço, sonolência, falta de memória, dificuldade para se concentrar, mal-estar e irritabilidade são alguns dos sintomas associados à insônia, mas também podem indicar uma depressão. Por isso, ao identificar estes sintomas, é fundamental realizar uma avaliação médica para confirmar se eles são decorrentes de insônia ou de depressão. O diagnóstico deve ser feito por um médico.

No caso da insônia, corrigir hábitos inadequados deve ser o primeiro passo para melhorar a qualidade do sono. Técnicas de relaxamento e psicoterapia também podem ajudar. A pessoa que sofre de insônia deve regular seus horários de dormir e acordar. Não adianta, por exemplo, ficar na cama até mais tarde para compensar uma noite mal dormida. Atividades estimulantes durante a noite (televisão e computador) e excesso de cafeína, álcool e comida à noite são um “veneno” para quem tem problemas para dormir. Nicotina, excesso ou falta de exercício físico também.

A acupuntura vem se mostrando uma opção muito eficiente para o tratamento da insônia. “O tratamento da insônia por meio da acupuntura é extremamente eficaz. Temos conseguido melhorar a qualidade do sono dos nossos pacientes em até 90% com esta técnica”, explica a Dra. Tatiana Dumaresq, fisioterapeuta especialista em acupuntura na clínica Fisio & Quality (www.fisioequality.com.br).

De acordo com ela, a acupuntura deve ser aplicada semanalmente, até que o padrão de sono normal seja restabelecido. Só depois as sessões poderão ser quinzenais e, em seguida, mensais. Mas a profissional alerta que é importante identificar a causa do distúrbio para, a partir de então, adotar o procedimento correto. Outra dica da Dra. Tatiana é que, embora a acupuntura contra a insônia possa ser realizada em qualquer horário, o ideal é que aconteça no final do dia. Assim, o estresse será reduzido, favorecendo o sono mais tranquilo.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário