sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Arte corporal: tatuagens feitas com henna

Autor:  Publicação: janeiro 16, 2013 Em: Arte | Comentário : 0
Tatuagem de henna (Getty Images)
Tatuagem de henna (Getty Images)
Por 5 mil anos a arte corporal conhecida como henna sobreviveu na região da Ásia e África.  A pasta de henna, muito utilizada nas tatuagens do corpo e nas cerimônias de casamento, é feita à base de folhas secas moídas, extraídas do arbusto Lawsonia inermis que cresce nas regiões quentes do Saara Ocidental, Israel e Índia.
A folha de Henna é moída até se converter em uma pasta que se aplica sobre a pele através de um tubo. A pasta endurece em pouco mais de 30 minutos e é removida com uma concha.
O resultado é um desenho estampado na pele que dura por vários dias ou até semanas. Ela desaparece com a substituição das células velhas por novas células da pele.
Hoje em dia, fabricantes de produtos de beleza estão aproveitando as propriedades naturais dos corantes de henna. Por exemplo: luxuosas lojas internacionais de beleza vendem tinta de henna para dar cor ou cobrir as partes brancas do cabelo.

Pavões reais
A pasta de henna é utilizada através de um papel ou de um tubo plástico parecido com um bolígrafo. Com um aperto suave, o tubo produz linhas finas que formam desenhos bonitos e intrincados. Os desenhos mudam conforme a região, pois são feitos de acordo com os costumes do lugar ou de acordo com a religião.
Em uma celebração no Centro Cultural da Tunísia em Nova York, foram expostos diferentes estilos de desenhos feitos em henna. De acordo com um jovem que fez gravações com henna para as damas na Índia e Paquistão, as estampas e desenhos de pavão real são mais frequentes que em outros países muçulmanos. Em algumas partes da África são utilizadas figuras geométricas.
Na índia e Paquistão, os desenhos em henna são feitos na noite anterior ao casamento, na despedida de solteira. Acredita-se que se a henna ficar escura, a noiva será querida por sua sogra.
Em Gana e na África Ocidental, a henna é aplicada no corpo inteiro, inclusive nas pernas da noiva, as quais permanecerão cobertas de henna três dias antes de seu casamento em uma espécie de limpeza que a prepara para o casamento.
A planta
A planta de henna requer uma temperatura mínima de 11 oC durante todo o ano, e demora cinco anos para atingir a maturidade. Nas zonas áridas, como Irã e Egito, produzem folhas com pouca quantidade de água e com muito tanino; isto as converte na melhor henna em pó que existe.
Quando a henna das regiões quentes e secas é aplicada na pele, o que resulta é uma tinta marrom escuro, enquanto a henna da área do Paquistão tende a ser de um tom alaranjado.
A folha de Henna é moída até se converter em uma pasta que se aplica sobre a pele através de um tubo.
A folha de Henna é moída até se converter em uma pasta que se aplica sobre a pele através de um tubo.
O fato da pasta de henna ser escura não significa que a tinta será escura ou de longa duração, pois isto depende do tempo de aplicação da tinta, da acidez, da temperatura da mistura, inclusive se a planta recebeu fertilizantes, assim como o tipo de pele da pessoa na qual se fará a aplicação.
Suco de limão, açúcar, azeites e café têm sido adicionados à pasta de henna para alterar sua cor e tempo de uso.
É impossível dizer na aplicação se a henna será de qualidade ou não, porém se a pessoa fala em “henna negra” ou “Khidab”, tenha cuidado, pois a henna negra pode conter para-fenilendiamina (PPD) que pode causar bolhas, inchaço e até mesmo perda de sensibilidade da pele.
Uma maneira de testar é ver se o pó é de cor verde ou preta. Se a cor for marrom escuro ou preto, fique longe dele.
Epoch Times publica em 35 países em 21 idiomas.
Siga-nos no Twitter: @EpochTimesPT
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário