sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Recuperação pós-AVC é melhor combinando Acupuntura e Ervas Chinesas, revela estudo

Uma nova pesquisa divulgada na última semana aponta que a acupuntura combinada com plantas medicinais chinesas pode aumentar consideravelmente a recuperação de vítimas de derrame, ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O estudo conduzido pela Sichuan Academy of TCM (Tradicional Chinese Medicine), instituto de pesquisa localizado em Sichuan, na China, analisou 240 pacientes que sofreram AVC, divididos em quatro grupos.

O primeiro recebeu acupuntura, ervas e terapia de reabilitação padrão (fisioterapia). O segundo grupo recebeu apenas acupuntura. O terceiro grupo foi submetido apenas ao tratamento com ervas medicinais chinesas. E o quarto grupo recebeu apenas a terapia de reabilitação padrão, sem acupuntura e sem as plantas medicinais chinesas.

Resultado-Os pesquisadores descobriram que a combinação de acupuntura, ervas e fisioterapia padrão é significativamente mais eficaz para o tratamento da disfunção pós-AVC do que usar apenas a fisioterapia padrão (convencional), além de demonstrar que o tratamento com a medicina tradicional chinesa é altamente segura.

“Esta pesquisa está em concordância com muitos outros estudos que já foram publicados sobre o assunto no último ano e inclusive com a nossa própria experiência em nossa clínica”, comenta Dr. Márcio De Luna, especialista em acupuntura há 29 anos e Coordenador do Programa de Pós-graduação do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC) e Presidente da regional Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA-RJ).

Segundo Dr. Luna, o resultado desta pesquisa é importante para fortalecer a prática da medicina tradicional chinesa e contribuir para que as pessoas possam procurar pelos tratamentos complementares, como é o caso da acupuntura. “Cada vez mais pessoas têm procurado e constatado que a acupuntura não é placebo ou uma prática dolorida e ineficaz. Basta observar o alto crescimento na busca pelo método nos últimos anos”, completa.

Outro estudo recente concluiu que a acupuntura é eficaz para o tratamento da dor no ombro depois de um derrame. Em uma revisão de 453 estudos aleatorizados e controlados “os pesquisadores descobriram evidências consistentes e clinicamente significativas de que a acupuntura é um tratamento eficaz também para a dor no ombro pós acidente vascular cerebral", completa Dr. Luna.

Referências: Zhou, J. W., et al. "[Post-stroke flaccid limb dysfunction treated with the comprehensive therapy of acupuncture, Chinese herbal medicine and rehabilitation: muti-center randomized controlled trial]." Zhongguo zhen jiu, Chinese acupuncture & moxibustion 32.12 (2012): 1057.

Jung Ah Lee, Si-Woon Park, Pil Woo Hwang, Sung Min Lim, Sejeong Kook, Kyung In Choi, and Kyoung Sook Kang. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. September 2012, 18(9): 818-823. doi:10.1089/acm.2011.0457.

Perfil-Dr. Márcio de Luna é especialista em acupuntura há 29 anos e fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ) e especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ). Além da acupuntura, trabalha com outros métodos tradicionais chineses, como Shiatsu e Tui Ná, Moxabustão, Laser terapia, plantas medicinais, ortomolecular e magneto terapia.

É presidente da ABA-RJ (Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro) e também coordenador do Programa de pós-graduação em acupuntura e shiatsu em nível de especialização do IBMTC (Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa).

Durante sua trajetória, foi aluno do Professor Dr. Friedrich Johann Spaeth, o Introdutor da Acupuntura no Brasil e fundador da ABA. Em algumas ocasiões, também teve oportunidade de viajar a China com o objetivo de aprimorar técnicas e conhecimentos e participar de inúmeros seminários com renomados acupunturistas do mundo.

Dr. Márcio De Luna já participou de diversos programas de rádio e televisão comentando sobre a acupuntura, entre eles Programa do Jô e Mais Você (Rede Globo), além de ser fonte em diversas matérias sobre o método milenar da medicina tradicional chinesa.

Atualmente vem se dedicando ao retardamento do envelhecimento, ao tratamento de doenças complexas e ainda sem cura e melhora da performance mental e física, sempre utilizando o recurso da Acupuntura como tratamento principal.

Data: 29.01.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário