sábado, 27 de abril de 2013

Regimen Sanitatis Salernitanum- Comidas saudáveis na Idade Média

Mais um excelente texto do Neto Geraldes, médico e historiador
Blog: Xarope de letrinhas
Os versos do Regimen Sanitatis Salernitanum apresentam aconselhamentos e conceitos em que é possível ter uma boa ideia do pensamento médico da época em que foi feito, provavelmente entre os séculos XII e XIII da era cristã.

Juntei alguns destes conselhos e conceitos relacionados à alimentação. A dieta é ponto capital da medicina hipocrático-galênica, que norteou grande parte dos ensinamentos do Regimen.

Pêssegos, maçãs, peras, leite, queijo, carnes salgadas, carne de veado, coelho, cabra são melancólicos e prejudiciais para o doente.

Ovos frescos, vinhos tintos e molhos ricos são recomendados, uma vez que eles são nutritivos da natureza.
O pão não deve ser nem quente nem muito velho. Deve ser fermentado, crescido, bem cozido, moderadamente salgado, e escolhidos entre os melhores grãos.

Não coma a crosta, uma vez que provoca cólera ardente. Pão que é salgado, fermentado, bem cozido, puro e saudável, deve ser de grande benefício para você.

Aqui, o termo cólera refere-se ao temperamento relacionado à teoria dos quatro humores, então a teoria fisiopatológica hegemônica. O calor, a queimação estariam relacionadas com o fogo, um dos quatro elementos primordiais e este relacionado com o humor bile amarela, responsável pelo temperamento colérico.*

O pão era o alimento de todas as classes. Era feito de trigo, cevada ou centeio. A fermentação era natural, o fermento só seria inventado no século XVI.

Se você comer carne de porco sem vinho, é pior do que a carne de carneiro. Se você adicionar o vinho à carne de porco, então é comida e remédio.

O flanco dos porcos é bom, o resto é ruim. Os intestinos de porcos são bons, aqueles de outros animais são ruins. Vitela é muito nutritivo.

Beber e comer ao mesmo tempo pode ser prejudicial, pois a água esfria o estômago e a comida pode permanecer sem ser digerida. 

Peixes macios devem ser consumidos quando eles são de grande tamanho; se os peixes são duros, são mais nutritivos quando são pequenos.

Comer enguias é ruim para a voz

Como aqueles que sabem alguma coisa sobre medicina atestarão que queijo e enguia são prejudiciais quando consumidos juntos em grande quantidade, a menos que você beba vinho com frequência.

Queijo e pão são bons alimentos para um homem saudável; se um homem não é saudável, então queijo sem pão é bom.

Os médicos ignorantes dizem que queijo é prejudicial, no entanto eles não sabem por que ele deveria fazer mal. Queijo traz ajuda para um estômago fraco. Comido após outro alimento, acaba corretamente a refeição. Aqueles que não são ignorantes da medicina atestarão estas coisas.

Galinha, pato, rola, etorninho, pombo, codorna, melro, faisão, tordo, perdiz, tentilhão, orex, alvéola e aves aquáticas são nutritivas.

O leite de cabra é saudável, a seguir, o leite de camela, mas mais nutritivo de todos é o leite de jumenta; o leite de vaca também é nutritivo e também o leite de ovelha. Se existe febre ou dor de cabeça, o leite não é muito saudável.

Manteiga mole é úmida e atua como um laxante, quando não há nenhuma febre.

Depois de cada ovo beba outro copo de vinho; depois de peixes deve haver nozes, depois de carne, sirva queijo.

Um tipo de noz é bom, um segundo é prejudicial, um terceiro tipo traz a morte.

A pereira produz nossos peras. Sem vinho as peras são veneno; se as peras são veneno, então maldita seja a pereira! Cozidas, as peras são um antídoto, mas não cozidos são um veneno. Após a pera, beba vinho, após a maçã, esvazie suas entranhas. O vinho moderado é sempre apresentado como benéfico.  

De comer a cereja, você vai obter grandes benefícios: ela limpa o estômago, remove sua pedra nos rins. E a partir de sua polpa virá sangue bom

O figo gera piolhos e luxúria, mas resiste a qualquer coisa.

O coração de todos os animais é lento para digerir e difícil de excretar. Similarmente, o estômago é difícil de digerir.

Língua dá uma boa nutrição medicinal.

O pulmão é facilmente digerido e é expelido rapidamente.

O cérebro de galinhas é melhor do que o de qualquer outro animal.

A semente de erva-doce solta gás.

O prato de sal deve ser colocado em cima da mesa na hora das refeições. Sal elimina o veneno, e acrescenta sabor à comida de um homem. Para o alimento que é servido sem sal não tem gosto bom. Alimentos muito salgados ferem os olhos, diminuem o esperma, e gera sarna, prurido ou vigor.

Caldo de repolho tem efeito laxante.

Os médicos não parecem concordar com cebolas. Galeno diz que elas não são boas para aqueles de humor colérico, mas ensina que eles são muito saudáveis para os fleumáticos. E especialmente bom para o estômago e a pele. Por muitas vezes esfregar os carecas com cebolas pode restaurar a cabeleira.

(Aqui uma referência aos quatro temperamentos hipocrático-galênicos: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático).

No Regimen, este trecho aponta a importância que a medicina dava à dieta na preservação da saúde, conceito que já tinha mais de 1500 anos na época em que foi feito e que ainda perduraria por muito tempo:

Eu prescrevo uma dieta regular para todas as pessoas:
Eu recomendo manter essa dieta a menos que seja necessário alterá-la.
Hipócrates diz que a doença pode resultar do contrário.
Uma dieta adequada é um dos objetivos mais importantes da medicina;

* Para ler mais sobre a teoria dos quatro humores, clique aqui
Para ler mais sobre o Regimen Sanitatis Salernitanum clique aqui

Posted by Neto Geraldes
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário