terça-feira, 23 de abril de 2013

Resenha do livro: A fuga das minhocas

História e guia sobre lixo orgânico para crianças

Ana Beatriz de Sousa e Sousa, uma minhoca atrevida, incentiva as companheiras a deixar o minhocário onde vivem e se aventurar pela terra árida da cidade de São Paulo. Eis o ponto de partida de A fuga das minhocas, uma história que tem como personagens principais minhocas, baratas e ratos; ou seja, uma turma que entende de lixo. Ao contrário das estrelas do filme A fuga das galinhas, nossas minhocas fogem com facilidade, mas levam um susto atrás do outro ao se darem conta da dura, literalmente, realidade do asfalto. O que mais as espanta é um lixão, mas é ali também onde elas vão ter sua grande aula sobre lixo orgânico.

Na sequencia da história, temos o guia As operárias da terra, onde as minhocas (e nosso leitor!) vão entender como o lixo orgânico se torna nutriente para pequenos animais e, por tabela, para o solo e para a gente.

A fuga das minhocas e As operárias da terra são textos complementares de uma mesma proposta educativa: motivar o pequeno leitor a criar um vínculo de responsabilidade com o lixo. Junto com as protagonistas – as minhocas – ele vai ver que o bicho homem desperdiça comida. Pois o que não serve mais para ele, como as sobras de cozinha, são alimentos para um monte de animaizinhos. E que ao juntar esse lixo, que é comida, com o plástico, o papel, a lata e o vidro, acaba poluindo a terra, a á­gua e o ar. Mas, se esse material orgânico for colocado em um lugar adequado e contar com o trabalho de minhocas e de inúmeros microorganismos, ele se transforma em adubo.

Ao acompanhar a viagem das minhocas e entender o processo da decomposição do lixo, nosso pequeno leitor terá maior probabilidade de se tornar um ser responsável, capaz de interagir conscientemente com o ambiente em que vive. Além de, claro, se divertir com os personagens do lixão!

Titulo: A fuga das minhocas
Texto Raquel Ribeiro
Ilustrações Orlando Pedroso
Projeto gráfico: Jean Pierre Verdaguer
Editora: Nova Alexandria
Numero de pgs: 40
Valor: 30 reais
capa fuga minhocas.jpg
Vendas: direto com a autora raquel.ri@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário