quarta-feira, 8 de maio de 2013

Artigo: Alimentos funcionais no manejo da diabetes mellitus

Marília Rizzon Zaparolli, Nayana Cavassim do Nascimento, Deise Regina BaptistaStela Adami Vayego
Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 12-17, jan./abr. 2013

Resumo:


Objetivo: Analisar o conhecimento e o consumo de alimentos funcionais que auxiliam no controle da Diabetes mellitus em pacientes de um hospital público de Curitiba – PR.

Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado com pacientes diabéticos hospitalizados (Hospital de Clínicas/UFPR), no período de dezembro de 2011 a março de 2012. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, através do qual se obteve informações sobre o conhecimento de alimentos funcionais e consumo de cinco alimentos funcionais importantes no controle da diabetes: alho, batata yacon, cebola, farinha de casca de maracujá e linhaça. Os dados coletados foram tabulados no programa Libre Office 3.5® e após isso se realizou análise estatística descritiva.

Resultados: Observou-se que somente 12 pacientes (35,29%) da amostra haviam recebido informações anteriormente sobre alimentos funcionais e apenas 11 (32,35%) responderam saber da importância desses alimentos no controle da diabetes. Dos cinco alimentos funcionais estudados, o alho e a batata yacon foram os que apresentaram maior consumo entre os diabéticos.

Conclusão: O conhecimento de alimentos funcionais bem como seu consumo é pequeno por parte de pacientes diabéticos. Há a necessidade de uma maior intervenção por parte dos profissionais da Nutrição na orientação do consumo desses alimentos na dieta habitual dos diabéticos, visando promover um melhor controle da diabetes mellitus.

Alguns destaques do artigo

Alguns alimentos funcionais possuem uma recomendação diária comprovada para exercerem a propriedade funcional. A American Dietetic Association (20) estabeleceu que o consumo de 1 dente de alho por dia, o que corresponde a 600-900 mg, já é o suficiente para que esse alimento exerça sua propriedade funcional. 

Em relação à batata Yacon foi constatado que a ingestão de 15,44 g/dia de farinha ou 267,8 g/dia da polpa da raiz seriam suficientes para fornecer a quantidade de FOS necessária para alegação funcional na Diabetes mellitus (21).

Quanto à cebola, o consumo de 60g/dia reduziu significativamente os níveis de glicose em pacientes diabéticos (22). A suplementação com 30g/dia de farinha de casca de maracujá durante 60 dias exerceu uma melhora significativa nos índices glicêmicos desses indivíduos e a suplementação de 10g/dia de semente de linhaça durante um mês em pacientes com diabetes tipo 2, apresentou redução de glicose de jejum e hemoglobina glicada, além de uma 
redução no colesterol total e triglicérides (24).

É importante ressaltar que existem inúmeras variáveis que interferem na glicemia e que a quantidade consumida desses alimentos deve ser analisada com cautela, junto a um plano alimentar individualizado às necessidades de cada paciente

Link para o artigo completo e respectivas referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário