sexta-feira, 10 de maio de 2013

Árvores medicinais nas "Trilhas da ESALQ"


Árvores Medicinais
Seleciona a planta na lista.


Link:

Exemplo da ficha de uma espécie:

Sinon.: Myrtus cuminii L., Eugenia jambolana Lam., Sysygium jambolanum (Lam.) DC.
Família: MYRTACEAE
Nomes comuns: jamelão, jalão, jambuí, oliva, oliveira.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore com cerca de 15m de altura. Copa com folhagem abundante, ramos de coloração acinzentada-claro, com fissuras escuras e cicatrízes foliares bastante aparentes. Folhas simples, opostas, lanceoladas ou lanceoladas-oblongas até elípticas, curtamente acuminadas, com a nervura central bastante saliente na face inferior e nervuras laterais numerosas, unidas em uma nervura marginal muito próxima do bordo da folha. Inflorescência com flores numerosas, pequenas, de coloração creme, hermafroditas. Frutos numerosos, ovóides, carnosos, negro-arroxeados, de 2 a 3 cm de comprimento, que possuem uma única semente. 
OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS 

Espécie originária da Ásia, amplamente difundida pelo cultivo nas regiões tropicais, inclusive nas margens de curso d'agua, já que seus frutos são muito apreciados pelos peixes. 
USOS POPULARES

A casca é empregada contra disenteria, hemorragias e leucorréia, sob a forma de decocção. O pó das sementes é empregado no tratamento da diabéte, com as mesmas propriedades da insulina. É muito cultivada como planta ornamental, além de seus frutos também serem comestíveis. 

Flor: Setembro a Novembro 
Fruto: Dezembro a Fevereiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário