terça-feira, 7 de maio de 2013

Tocantis: Agrotins vai mostrar vantagens do uso das plantas medicinais

Foto por: Juliano Ribeiro
As plantas medicinais são utilizadas como prática de cura de doenças e no complemento nutricional de alimentos

O uso de plantas medicinais é, essencialmente, uma prática utilizada em comunidades tradicionais, como prática de cura de doenças e no complemento nutricional de alimentos. O assunto será abordado mais uma vez durante a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária - que apresentará na forma de mandala, o plantio e a manutenção de plantas medicinais, além de citar a preparação de remédios caseiros e não convencionais. A Feira, com o tema “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade”, acontecerá de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050.

O modelo de horta em mandala apresenta espécies de plantas medicinais como a camomila, arnica, alecrim, carqueja e mostra a maneira correta do plantio e de que forma elas podem ser adaptadas às condições ambientais do Estado. O projeto também traz plantas alimentícias não convencionais que são utilizadas para enriquecer nutricionalmente a alimentação como a taioba, vinagreira, urucum, beldroega, entre outras.

Segundo a responsável pelo projeto desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Ação Social - Setas, Milena de Cássia Silva Rodrigues, entre os dias 7 e 9 de maio serão realizados minicursos, tratando da prática e da teoria sobre a manipulação das ervas medicinais. “Trabalhamos com cerca de 15 tipos de plantas medicinais. Estudos científicos mostram a eficiência das plantas, que são aprovadas pelos SUS – Sistema Único de Saúde, garantindo a qualidade dos produtos”, complementou.

Novidade

Uma grande novidade apresentada este ano será o “destilador”, aparelho utilizado para extrair óleos vegetais das plantas medicinais. “Com essa máquina conseguimos extrair, por exemplo, o extrato do hortelã e capim santo, essências para massagens corporais e descongestionante nasal”, explicou.

Simbologia

A mandala de plantas medicinais é um projeto executado pela Setas, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional. De acordo com Milena Silva, a mandala tem uma simbologia ligada ao uso medicinal das plantas. “A mandala de seis fatias é construída baseada em cada parte do corpo humano e horários, sendo que cada fatia com uma erva plantada, representa a cura de determinada doença”, complementou.

Data: 05.05.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário