quarta-feira, 8 de maio de 2013

Artigo faz revisão bibliográfica da produção científica sobre a Nutrição na Atenção Primária à Saúde no Brasil

Fonte Scielo

As autoras descrevem que a literatura mostra a efetividade das Ações de Nutrição na Atenção Primária (APS) para a promoção da saúde e a prevenção e tratamento de agravos. A Atenção Primária à Saúde é definida como os cuidados básicos e essenciais, para os quais há métodos, tecnologias e evidências científicas, ao alcance universal de indivíduos e famílias e contando com sua participação.

Segundo as autoras, no âmbito da APS no país, as ações de alimentação e nutrição e do cuidado nutricional compreendem atividades como a vigilância alimentar e nutricional, promoção da alimentação saudável e programas de prevenção e controle de distúrbios nutricionais, tais como anemia ferropriva e hipovitaminose A, além do acompanhamento das condicionalidades de programas governamentais, como o Programa Bolsa Família. Atualmente, tais ações são sistematizadas e organizadas numa Matriz de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Básica de Saúde, representando um esforço convergente e complementar a diversos programas públicos de saúde.
As autoras salientam que estudo conduzido no Canadá aponta que um modelo de serviço de nutrição interdisciplinar, com diferentes e complementares serviços de apoio é mais prático e acessível à população, com melhor custo-efetividade e sustentabilidade do que um modelo de serviço de nutrição disciplinar. Assim, entende-se que as ações de alimentação e nutrição vão além das atividades desempenhadas por nutricionistas e têm importante papel na promoção da saúde da população e na prevenção e tratamento de agravos.

Com esta revisão sistemática de literatura, os autores concluíram também que a produção na área é crescente, porém identificaram que há necessidade de se redirecionarem as abordagens e os objetos de futuros estudos, focando-se mais em modelos de intervenção e em avaliação de programas.

O artigo "Produção científica sobre nutrição no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma revisão de literatura" foi publicado na Revista Científica Ciência & Saúde Coletiva (Vol.18, Nº 2, Rio de Janeiro, fevereiro 2012) e editada pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO).

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário