quinta-feira, 27 de junho de 2013

Planta dos quintais de João Pessoa: melão-de-são-caetano

 
Texto e foto: Jôse Barbosa de Morais

Por ser região de clima quente, o melão-de-são-caetano (Mormodica charantia), também denominado por melãozinho, se desenvolve com facilidade, principalmente usando as cercas para se espalhar. Antigamente era conhecido pela maioria, mas atualmente não são muitos que o conhecem por seu nome e muito menos aqueles que sabem sobre suas utilidades. Muitos, inclusive, têm medo dos frutos por acharem ser tóxico.

Usos tradicionais na região de João Pessoa

As indicações aqui mencionadas são relatadas pela população, e não podem ser consideradas como recomendações, pois há necessidade de confirmação científica, e também precisam do aval do profissional da saúde.

Seu uso popular em João Pessoa é amplo, e esses registros são apenas para demonstrar os usos efetuados pela população. É utilizado na região, por exemplo, como chá (das folhas) nos casos de gripe, de diabetes, de febre, de leucorreia, nas cólicas causadas por vermes, nas cólicas abdominais, na colite, para problemas gástricos, nos casos de reumatismo e nas menstruações. O suco do fruto é utilizado como purgativo, como vermífugo, contra hemorroidas e utilizado no tratamento das varizes.

Quando criança, pegava os frutos do melãozinho para fazer comidinha, e as pessoas usavam as folhas como alvejantes para lavar as roupas.  Também ainda é considerado como alimento.

SOPA DE MELÃO-DE-SÃO-CAETANO

Ingredientes: (para 2 porções)

4 copos de água
4 pedaços mais ou menos quadrados, de costela de porco ( de aprox. 6 cm)
2 colheres de molho de soja
1 pimenta dedo de moça fatiada em rodelinhas (sem as sementes)
1 cravo-da-índia
1 dente de alho
1 melão amargo
1 colher de zeite
1 folha de louro
1 pitada de açafrão da terra sal à gosto

PREPARO:

Corte o melão amargo ao meio, transversalmente e depois em pedaços de uns 6 cm.
Remova as sementes e a parte branca.
Refogue bem a costela de porco com o azeite e o louro. Adicione a água e os demais ingredientes e cozinhe em fogo médio. Você pode necessitar adicionar a água de tempo em tempo. Adicionar mais molho de soja, se necessário.

2 comentários: