sábado, 23 de novembro de 2013

Breve história da genética construída por infográfico

By Juliana Fontes | 28 de agosto de 2013

A equipe do projeto Labroots desenvolveu um infográfico para fazer um breve percurso pela trajetória da genética ou ciência dos genes. Passando de geração em geração o genoma, ou nosso DNA, pode revelar a história da humanidade.

A observação dos fenômenos hereditários tem sua atenção desde muito tempo atrás, voltando na história, quando na agricultura já havia seleção dos melhores animais e plantas para o melhoramento das espécies. Dessa mesma forma em Esparta – uma das principais cidades-estados da Grécia antiga – a prática da eugênia se referia a seleção de humanos recém-nascidos saudáveis e sem deficiências físicas ou mentais para o melhoramento da espécie, condenando os estivessem fora desse padrão à morte.

O infográfico faz uma síntese vertical sobre o assunto, trata de conceitos básicos sobre genética, traz nomes importantes como Darwin, Aristóteles , Hipocrátes, entre outros – que fazem parte de uma lista de cienticistas com contribuição para as pesquisas sobre genética – até chegar uma abordagem atual sobre o assunto e aborda o futuro através do projeto Genoma Humano. O que parecia ser tarefa complicada, pode ser sintetizada através da complementariedade da linguagem visual e verbal textual utilizada pelos infográficos. Esse exemplo demonstra as possibilidades de síntese e apelo informacional dessa importante ferramenta de expressão.
See more at: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário