domingo, 17 de novembro de 2013

Rio Grande do Sul: Plantas medicinais serão destaques em Fórum pela Vida nas Missões

13 de Novembro de 2013
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa - Jornalista Deise Froelic

As diferentes finalidades e benefícios das plantas bioativas, popularmente conhecidas também como medicinais, serão o foco do 1º Fórum pela Vida nas Missões. Inspirado no projeto Plantas Vivas o evento está programado para a quinta-feira (21/11), na sede da AFUCER, em Caibaté. 

Com o lema “Cultivando chás, colhendo vidas”, o Fórum terá em sua programação oficinas, troca de experiências e palestras. Tradicional na região Fronteira Noroeste, a proposta do Fórum pela Vida se expande para uma região que também tem vocação para o uso de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.

A programação terá inicio às 9h, com apresentação cultural. Em seguida haverá palestra sobre plantas medicinais, sob a responsabilidade da coordenadora regional do Fórum pela Vida e gerente adjunta da Emater/RS-Ascar, Neida Fröhlich. Na sequencia, será oportunizado um momento de ginástica laboral. O almoço está previsto para o meio dia. No cardápio, galeto, massa, pão e saladas, ao valor de R$14,50.

À tarde será a vez das oficinas e trocas de sementes, de mudas de flores e plantas medicinais. Uma das oficinas, a cargo da extensionista de Bem-estar Social da Emater/RS-Ascar, Rafaela Czermaneski de Mato Queimado, abordará o tema “Alimentos Funcionais”.

Em outra oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender uma receita de sal temperado a partir de ingredientes geralmente disponíveis nas propriedades, apresentada pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar, Mara Ketzer, de Pirapó, e Jacinta Henckes, de Sete de Setembro.

Já a proposta de controle de carrapato com plantas bioativas será apresentada pelo produtor José Inácio Rodrigues de Mattos, do município de Caibaté. 

O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Prefeituras de Caibaté e Mato Queimado, Clubes de Mães de Caibaté e de Mato Queimado, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), agentes de saúde, Grupo de Danças Alemã Fröhlichkeit de Mato Queimado, Prefeitura de Mato Queimado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Saúde de Caibaté, 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, 32ª Coordenadoria Regional de Educação, Paróquias Santa Lúcia e Associação das Primeiras Damas das Missões.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário