quarta-feira, 19 de março de 2014

Porto Alegre: Horta na Lomba do Pinheiro ensina noções de sustentabilidade

28/02/2014

Foto: Bruno Teixeira/Divulgação PMPA
Professor Flávio Burg ensina técnicas agrícolas aos alunos

O terreno de uma metalúrgica desativada transformou-se em projeto de geração de renda e de desenvolvimento sustentável na zona Leste de Porto Alegre. Na área de dois hectares, antes tomada pelo mato e pelo lixo depositado clandestinamente, a comunidade do bairro Lomba do Pinheiro, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), construiu uma horta comunitária onde se colhe feijão, cenoura, berinjela, alface, agrião, salsa, mandioca e girassol. Além dos alimentos, são cultivadas plantas medicinais para tratamento fitoterápico e para fabricação de sabão. A produção, ainda incipiente, já permite aos organizadores pensarem na criação de uma feira agroecológica no local.

A ação floresceu com a determinação do professor Flávio Burg, 50 anos. Docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Saint’ Hilaire, ele ensina técnicas agrícolas aos pais e alunos envolvidos com a horta. Em agosto de 2013, em evento promovido pela Smed, que marcou oficialmente a parceria entre o projeto e a rede municipal de ensino, Burg coordenou atividades realizadas por 31 docentes da Emef São Pedro.

Desde então foram criadas pequenas hortas nas Emefs São Pedro e Saint’ Hilaire. “Cada escola tem um turno fixo. Nós dividimos as turmas em grupos e distribuímos as tarefas. Os alunos ajudam no trabalho leve, como regar as plantas e nomeá-las. O nosso papel é orientá-los sobre o valor da educação socioambiental”, informou o professor. “Desse modo, alunos, pais e membros da comunidade têm a oportunidade de conhecer a importância do cultivo de alimentos na geração de renda e no desenvolvimento de uma vida mais saudável”, acrescentou.

“A Smed tem nos dado todo o apoio necessário. Seria complicado atender a todos os grupos sem um profissional”, disse Lurdes Hagata, 54 anos, líder comunitária. “Outro colaborador fundamental no projeto é o engenheiro agrônomo da Emater Sandro Trevisan Fidler. Ele presta orientação técnica de cultivo sem agrotóxicos”, informou Flávio. 

Lurdes e Flávio fizeram os últimos preparativos para receber as crianças no último dia 26. A preocupação de ambos é com o lixo despejado no arroio próximo à área e o assédio de instituições interessadas no local. Por esses motivos, a comunidade promoverá um ato em defesa e ampliação da horta, no dia 20 de março, às 14 horas, ao lado do Centro Administrativo Regional (CAR). Os responsáveis pretendem realizar o cercamento da área, ampliação do espaço destinado ao cultivo por meio do plantio de árvores frutíferas, construção de uma pequena casa, com banheiro, para o uso dos colaboradores e a criação de uma feira agroecológica na comunidade.

A Horta Comunitária Lomba do Pinheiro, como ficou conhecida, foi iniciada em outubro de 2011, por intermédio de lideranças comunitárias, religiosas e culturais. Iniciativas governamentais na área da saúde e da educação colaboraram para transformar o terreno baldio em espaço de aprendizado para promover melhorias na qualidade de vida da população. A área foi doada pela Prefeitura de Porto Alegre, conforme reivindicação da comunidade apresentada e aprovada nas assembleias do Orçamento Participativo (OP). 

Parceiros da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro: Secretaria Municipal de Educação (Smed), Centro Agrícola de Demonstrativo/ Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Cad/ Smic), Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Governança Local, Unidade de Triagem e Compostagem Lomba do Pinheiro do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (UTC-Dmlu), CAR, Paróquia Santa Clara, Associação Sulina de Crédito Rural (Emater/RS- Ascar), Coras, Centro de promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA), Sase São Pedro, Pod Juventude, Emef São Pedro, Emef Saint’ Hilaire e Grupo da Customização de Roupas. 


Texto de: Bruno Teixeira (estagiário/Smed) Supervisão: Adriano Santana
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário