terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Paraíba: Técnicos e assentados participam de curso sobre plantas medicinais

Especialistas ensinam técnicas de utilização de plantas medicinais, modo de prepará-las para uso e comercialização

por Portal Brasil publicado: 30/01/2015
Divulgação/Incra
 
Oficina serviu para aprimorar os conhecimentos sobre a utilidade e ampliação do cultivo de plantas medicinais


Técnicos da Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap) e trabalhadores assentados participaram de oficina, na última quarta-feira (28), para aprimorar os conhecimentos sobre a utilidade e ampliação do cultivo de plantas medicinais.

A oficina, realizada no assentamento Emanuel Joaquim, localizado em Areia, a 122 quilômetros de João Pessoa (PB), na região do Brejo paraibano, foi ministrada pelo doutor em Fitotecnia e professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Vicente Félix.

Foram ensinadas técnicas de utilização de plantas medicinais, assim como o modo de prepará-las para o uso e a comercialização. Esse conhecimento será multiplicado entre as famílias rurais e a expectativa é que o cultivo aumente nas áreas de reforma agrária, já que foram distribuídas mudas.

A oficina teve a participação de técnicos, além de assentados do assentamento Emanuel Joaquim, que receberam mudas de plantas medicinais em junho do ano passado, dentro do projeto “Produção e distribuição de mudas medicinais e aromáticas para as comunidades de pequenos agricultores”, desenvolvido pela Emepa-PB em parceria com a cooperativa.

Na semana passada, uma oficina também foi realizada no assentamento José Antônio Eufrouzino, zona rural de Campina Grande, a 121 quilômetros de João Pessoa.

Segundo o superintendente regional do Incra da Paraíba, Cleofas Caju, esse tipo de iniciativa é muito importante, uma vez que aprimora os conhecimentos de técnicos e assentados sobre essa forma alternativa de cura das doenças através das plantas - prática bastante utilizada na zona rural.

"A união do saber popular ao científico permite mais segurança sobre os efeitos do uso das plantas medicinais, além de apontar um mercado promissor para geração de renda no campo”, frisa o superintendente.

Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/01/tecnicos-e-assentados-participam-de-curso-sobre-plantas-medicinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário