quinta-feira, 28 de maio de 2015

9 Maneiras de Fazer o Controle Ecológico de Pragas na sua Horta (dicas de: viveirosabordefazenda.wordpress.com)


Queridos hortelões, hoje vamos falar sobre como manter as pragas “longe” da horta, de uma maneira orgânica. Falamos “longe” porque dificilmente você terá uma horta completamente sem pragas, se cultivá-la organicamente, porém, mesmo assim, ela poderá ser saudável. Até certo ponto, a planta se desenvolve bem com a presença de algumas pragas, pois elas possuem maneiras próprias de se defenderem, uma dessas maneiras é a produção de substâncias chamadas de metabólitos secundários (óleos essenciais), sem as quais não teríamos os nossos queridos temperos aromáticos. Então, as pragas, assim como outros fatores estressantes, são responsáveis por manterem a horta aromática?Sim!

Vamos às dicas:

1. Mantenha a diversidade

Plantas diferentes atraem pragas e doenças diferentes, ou seja, quando você tem plantas de diferentes espécies, principalmente de diferentes famílias, em um mesmo espaço dificilmente a praga se alastrará pela horta toda. Por exemplo, se você mantiver vários tipos de manjericões em um mesmo espaço e um deles apresentar larva minadora, em pouco tempo você verá vários deles com a praga.
©Denise Lindorfer

2. Deixe os matos espontâneos

Os matos tem uma importância muito grande nos nossos jardins, pois eles acabam aumentando a diversidade local (como falamos acima) e acabam atraindo para si diversas pragas, deixando as outras plantas livres. Os matos espontâneos podem ser muito mais atrativos/nutritivos para os insetos. Além disto, eles têm uma importância enorme para nossa alimentação, pois muitos são comestíveis, sendo classificados como Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC).
Matos espontâneos ©Sabor de Fazenda

3. Placas adesivas

Para espaços abertos é legal utilizar placas adesivas atrativas de insetos. Como funciona? As placas tem apenas coloração chamativa às pragas, geralmente nas cores amarela e azul, e uma cola em toda sua superfície. A coloração atrai o inseto e ele acaba colado na placa, não causando danos à horta. A cor amarela atrai mosca branca, pulgão, mosca minadora, cigarrinha, fungos gnat, mosca Ceratitis capitata e vaquinha e já a azul captura trips e mosca do estábulo.
Placa adesiva ©Sabor de Fazenda

4. Plante plantas repelentes e atrativas

Já falamos várias vezes por aqui sobre as plantas que repelem ou atraem pragas. As plantas repelentes, como a tagete, afastam estes visitantes indevidos da horta…mas porque eu teria uma planta que atraia pragas na minha horta?? Bom, este grupo de plantas acaba atraindo para si determinadas pragas, deixando as outras plantas livres. Por exemplo, a capuchinha atrai a lagarta, ou melhor, a borboleta que irá colocar os ovos, já a serralha é tipicamente infestada por pulgões.
Serralha com pulgões ©Sabor de Fazenda

5. Usufrua de suas ervas

Quando você poda suas plantas aromáticas você a fortalece. Por isto, planta da horta que não é utilizada acaba ficando sem sabor e aroma e tem menos ferramentas de defesa contra os insetos.
©Ze Gabriel

6. Fique atento à luminosidade

As plantas da horta requerem no mínimo de 4-5 horas de sol diário e direto, as puramente ornamentais são outra história. Sem a mínima demanda de sol a planta não fará fotossíntese suficiente e, como resultado, a planta irá enfraquecer, espigar e cairá sua produção de óleos essenciais (aroma, sabor e propriedades medicinais).
©Sabor de Fazenda

7. Deixe o solo sempre saudável

É pelo solo que a planta retira os nutrientes necessários para seu desenvolvimento, ou seja, um solo ruim, com pragas, doenças, com desequilíbrio hídrico e de nutrientes, acarreta em uma planta fraca, sem força suficiente para produzir defesas as pragas e doenças. Por isto, maneire na rega (muitos acabam pesando demais na mão) e adube a cada 40 dias.
©Sabor de Fazenda

8. Invista na parceria das plantas

O consórcio de plantas, conhecidas como plantas companheiras, pode ser assunto novo para muitos hortelões, porém ele simples e consiste em plantar juntas espécies que “se ajudam”, somam forças e crescem melhor, como cebolinha e couve e louro e alecrim. Com o tempo você notará o que vai bem ou não junto.
Louro e alecrim rasteiro ©Sabor de Fazenda

9. Quando sair do controle, use inseticidas/caldas naturais

Em último caso, quando tudo sair do controle, use inseticidas orgânicos. O óleo de nim é o mais indicado para diversas pragas. Mas, se você estiver no pique, faça seu próprio inseticida caseiro (calda), como de alho, pimenta e sabão, contra pulgões, cochonilhas, ácaros, trips e fungos. Para lagartas, até pulgões, a catação manual é uma boa alternativa.
Óleo de nim ©Sabor de Fazenda

Quer se aprofundar mais nestes temas? Selecionamos alguns posts já publicados que explicam melhor cada dica:






Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário