terça-feira, 2 de junho de 2015

Agroecologia e Plantas Medicinais - Praticando durante Oficina no encontro da Rede EcoVida

27.04.2015

Entre os dias 20 e 22 de abril foi realizado em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, o IX Encontro Ampliado da Rede EcoVida de Agroecologia e o VII Encontro Regional de Agroeocologia. A programação foi vasta e incluiu Feira de Sementes, diversas atividades culturais, seminários e oficinas. Os seminários reuniram discussões em torno de temas como: agrobiodiversidade, agrotóxicos e saúde pública; políticas de abastecimento, mercados locais e institucionais; gênero, juventude e agroecologia, entre outros.

Dentre os temas das oficinas, esteve presente o das plantas medicinais. A “Oficina de Produção de Mudas de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares”, organizada pela Ação de Plantas Medicinais do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional, reuniu mulheres, homens e crianças para discutir e aprender sobre este tema. A Oficina aconteceu durante à tarde do dia 20 e contou com cerca de 40 inscritos oriundos de diversas localidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

“Tivemos também participantes do Estado do Mato Grosso e dois representantes da Costa Rica. A oficina teve como objetivo principal replicar o conhecimento sobre como produzir mudas de 20 espécies”, contou Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires, uma das organizadoras da Oficina.

Objeto do Encontro - Fortalecer a Rede Ecovida de Agroecologia, reforçando a mobilização em torno da agroecologia através do convívio, do intercâmbio de experiências e da reflexão conjunta, assim como nos preparar e motivar para atuar nos espaços locais junto a agricultores, consumidores e poder público.

Os participantes também puderam aprender com realização de atividades práticas com quatro espécies - cavalinha, guaco, alfazema e alfavaca-cravo. Outras 16 espécies foram apresentadas através de vídeos produzidos no Horto de Plantas Medicinais da Itaipu Binacional. Segundo Liziane, um dos objetivos do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional para 2015 é produzir mais de 70 vídeos das espécies produzidas no âmbito do Programa e assim obter um material que possa ser replicado de diversas formas.

O Encontro foi considerado um sucesso pela organização que estima a participação de cerca de 1.500 pessoas, incluindo 90 representantes de 17 países latino-americanos.

Conheça projetos em parceria com Itaipu e outros parceiros da RetiSFito.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário