quinta-feira, 30 de julho de 2015

Poesias e análises sobre a Amazônia e o meio ambiente integram o livro Crônicas Ambientais

O livro está disponível na Infoteca da Embrapa

“Crônicas Ambientais – Ecos da Floresta” é o nome do novo livro do pesquisador Raimundo Nonato Brabo Alves, da Embrapa Amazônia Oriental, disponibilizado para acesso digital e gratuito no mês de junho. Trata-se de uma coletânea de 37 artigos publicados entre 2009 e 2014 no blog Amazônia em Devaneios, mantido pelo autor, e reproduzidos nos Portais EcoDebate e Dia de Campo.

São poesias, análises de conjuntura, pensamentos e alertas que desvelam os desafios ambientais da Amazônia. Para Raimundo Brabo, seus escritos complementam o trabalho de pesquisador em uma instituição pública, pois reúnem análises técnicas, mas que podem ser publicizadas de maneira metafórica e até poética, sem se deixarem alienar da contextualização e da criticidade do que vem ocorrendo com o meio ambiente não só na Amazônia, mas no mundo.

E foi exatamente dessa angustia em perceber e da necessidade de externar as contradições amazônicas que surgiram as primeiras linhas para além da escrita dura e acadêmica da pesquisa. Sob influência do filho, há cerca de cinco anos criou o blog Amazônia em Devaneios, para reunir e registrar os artigos. Do blog, as centenas de posts ganharam vida no mundo virtual sendo replicados por importantes portais de notícias sobre meio ambiente, desenvolvimento e questões amazônicas, em especial, o EcoDebate e o Dia de Campo.

Na difícil decisão de quais artigos deveriam integrar o livro, Brabo comenta que a escolha partiu da audiência, pois selecionou aqueles que mais tiveram compartilhamentos, curtidas e comentários nas mídias sociais e demais espaços virtuais. Ele conta que o próprio formato da publicação, 100% digital e gratuito, também foi uma decisão de consciência ambiental. “Com as ferramentas que temos disponíveis hoje em dia, os meios digitais reduzem a necessidade de papel e todo impacto que ele traz”, explicou.

A experiência do livro digital, seu alcance e difusão aos leitores, agradaram tanto ao pesquisador que suas primeiras publicações – “Amazônia do Verde ao Cinza”, de teor mais técnico e o poético, “Lamento Amazônico” -, devem ser digitalizadas em breve e disponibilizadas online. E um quarto livro já começa a ganhar corpo e segue o mesmo caminho dos demais, construído, artigo a artigo, e compartilhado no universo virtual.

O livro “Crônicas Ambientais – Ecos da Floresta” pode ser acessado na Infoteca da Embrapa pelo endereço:http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1016266/1/CronicasAmbientais.pdf

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

in EcoDebate, 24/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário