quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Agricultura familiar abastece restaurantes universitários

Fonte: Ascom/MDS - Quarta-feira, 25 de Novembro de 2015 


Cerca de mil pequenos agricultores gaúchos vão fornecer 62,4 toneladas de alimentos aos restaurantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) durante quatro meses

Para que alunos e funcionários tenham uma alimentação saudável, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) selecionou oito cooperativas de agricultores familiares para fornecer 62,4 toneladas de alimentos aos dois restaurantes universitários da instituição. Com investimento de R$ 600 mil, a compra é feita pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Durante quatro meses, serão entregues frutas, verduras, hortaliças, laticínios, doces e grãos. “São alimentos limpos, sem agrotóxicos e de ótima qualidade”, explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPel, Ediane Sievers Acunha. Desde 2013, a universidade compra alimentos de agricultores familiares. Hoje, esses produtos representam 80% da aquisição mensal da instituição. 

Cerca de mil famílias de agricultores serão beneficiadas em quatro municípios do Rio Grande do Sul. “Fortalecer a produção dos pequenos agricultores reflete na nossa alimentação. Nossos restaurantes servem cinco mil refeições por dia e já são referência em comida de qualidade”, afirma Ediane. 

Compra Institucional – Na modalidade, governos estaduais, prefeituras e órgãos federais da administração direta e indireta compram alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, sem necessidade de licitação. Podem comprar as instituições que fornecem alimentação, como hospitais, quartéis, presídios, restaurantes universitários, refeitórios de creches e escolas filantrópicas, entre outros.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário