sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Incra lança alimentos orgânicos com selo de identificação

Fonte: Portal Brasil - Quinta-feira, 12 de Novembro de 2015 


Logomarca tem finalidade de divulgar alimentos cultivados sem agrotóxicos por famílias de agricultores em município gaúcho

Com o objetivo de divulgar, fortalecer e ampliar a produção orgânica nos quatro assentamentos implantados pelo Incra em Nova Santa Rita (RS), na região metropolitana da capital gaúcha Porto Alegre, foi lançado há uma semana um selo identificador dos alimentos “limpos”, cultivados sem agrotóxicos por famílias de agricultores do município.

“A logomarca servirá de estímulo à produção orgânica”, afirma Sandra Rodrigues, assistente social da Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos Ltda (Coptec), uma das prestadoras de assistência técnica contratada pela Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul. Placas, banners, faixas e cartilhas serão colocados nas escolas, conta ela, que acompanhou o desenvolvimento do projeto.

Sandra diz que são 13 famílias de agricultores que entregam hortaliças para 17 escolas municipais e três escolas estaduais de Nova Santa Rita, além de 80 famílias fornecedoras de 33 alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), todas com cadastro na Organização de Controle Social (OCS) da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs). A OCS não certifica, mas tem rigorosos métodos que atestam a qualidade orgânica dos produtos.

Alimentos orgânicos

A beneficiária da reforma agrária do assentamento Santa Rita de Cássia II, Almira Fátima de Moraes, assentada há nove anos, comemora o lançamento do selo. “Para nós é um avanço. Marca o orgânico que a gente planta”, destaca a agricultora, que entrega hoje repolho, couve, tempero verde, beterraba e pepino para cinco escolas de Nova Santa Rita.

A coordenadora administrativa da Secretaria de Educação da prefeitura, Sandra Amorim, enfatiza que a chamada pública, realizada no início do ano, selecionou mais de 30% em aquisição de produtos de assentados e da agricultura familiar.“Pães, biscoitos, leite, arroz, carne suína, hortigranjeiros e sucos foram as compras”, diz ela. Já a nutricionista do município, Aline Campos, conta que os alimentos são entregues nas escolas pouco tempo depois de serem colhidos.

A iniciativa da criação do selo é uma parceria entre as famílias assentadas, Coptec, Coceargs e prefeitura de Nova Santa Rita.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário