sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Nova edição do Caderno de Atenção Básica Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação

Fonte: RedeNutri - Sexta-feira, 13 de Novembro de 2015 


O Ministério da Saúde disponibilizou a 2ª edição do Caderno de Atenção Básica Saúde da criança, com orientações para profissionais da Atenção Básica.

A nova edição do Caderno de Atenção Básica Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar, elaborado pelo Ministério da Saúde já está disponível no site do Departamento de Atenção Básica.

A OMS recomenda o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo que nos primeiros seis meses de vida a criança deve ser alimentada somente com leite materno.

Entre os benefícios do aleitamento materno estão: diminuição do risco de morte infantil, infecção, diarreia, alergias, doenças como hipertensão, colesterol alto diabetes e obesidade, menores custos financeiros, promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho, entre outros.

O objetivo do CAB nº 23 é sensibilizar e dar subsídio aos profissionais da Atenção Básica num contexto de redes de atenção, visando potencializar ações de promoção da alimentação saudável e de apoio ao aleitamento materno, numa linha de cuidado integral à Saúde da Criança.

A publicação traz ainda informações sobre técnicas de amamentação, como proceder com relação ao aconselhamento em amamentação em diferentes momentos e prevenção e manejo dos principais problemas relacionados à amamentação.

O Caderno é uma ferramenta com informações preciosas para profissionais de saúde da Atenção Básica, já que esta é a porta de entrada preferencial no sistema de saúde, e também para todos aqueles envolvidos com o Sistema Único de Saúde.

Confira a edição atualizada do Caderno Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar no link: http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab23

Nenhum comentário:

Postar um comentário