quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ações para proteger as águas, artigo de Roberto Naime

Imagem do Parque Estadual do Rio Doce

[EcoDebate] Governo do Paraná produziu cartilha sobre preservação de águas que merece reflexão. É bom lembrar que nascentes estão sob a influência de uma área de contribuição da microbacia. No processo de recuperação de nascentes devem ser desenvolvidas, mo mínimo, as ações descritas a seguir.

Considerando que a nascente desejável é aquela que fornece água de boa qualidade, abundante e contínua, fica evidente que o solo de uma microbacia deve ter uma permeabilidade tal que possibilite infiltrar a maior quantidade possível de água da chuva, evitando que esta escoe sobre o solo.

A equação de equilíbrio hídrico corresponde a quantidade de chuvas que se armazena nos solos, descontado o escoamento superficial e a evapo-transpiração.

A infiltração possibilita o armazenamento de água nos lençóis freáticos e aqüíferos subterrâneos. Com este armazenamento, a água dos aquíferos é liberada aos poucos para os cursos d´água, através das nascentes.

Por outro lado, a cobertura permanente do solo por plantas ou resíduos vegetais, além de conter o escoamento superficial favorece a infiltração da água no solo, minimiza as perdas de água por evaporação e auxilia a sua depuração, em face da capacidade de filtro que o solo possui.

A proteção das áreas ciliares às nascentes e rios através da reposição da floresta nas áreas de preservação permanente (APP) e em outras áreas das propriedades rurais, são fundamentais na proteção e produção de água.

A diminuição dos efeitos da enxurrada, por meio de sistema de terraceamento corretamente dimensionado, a readequação de estradas em bases conservacionistas e a contenção das águas pluviais do meio rural, são ferramentas fundamentais no controle da erosão dos solos por fatores hídricos.

Geralmente os solos de uma microbacia não possuem permeabilidade que possibilite infiltrar toda a água da chuva, por melhor que seja o manejo. Nas chuvas de elevada intensidade haverá a formação de enxurrada e, por consequência o carreamento de sedimentos e contaminantes para as nascentes e cursos d’água.

É necessário conter a enxurrada para que sejam proporcionado o controle da contaminação das águas das nascentes e rios, contribuindo com a disponibilidade da água no aspecto qualidade e controle do soterramento de nascentes e assoreamento dos rios, contribuindo com a disponibilidade da água no aspecto quantidade.

E também o aumento do volume de água infiltrada no solo uma vez que será contido no canal dos terraços, contribuindo com a disponibilidade da água nos aspectos quantidade e qualidade proporcionada pela função depuração física que os solos possuem.

O uso racional de agrotóxicos, o manejo de pragas e invasoras, a destinação correta de embalagens, a implantação de abastecedouros comunitários, o gerenciamento adequado de efluentes domésticos e industriais e o destino correto dos resíduos sólidos e efluentes domésticos, são práticas que auxiliam na qualidade ambiental.

Os compostos químicos presentes em muitos agrotóxicos não são eliminados pela fervura, cloração ou filtragem, por isso é importante evitar que os resíduos cheguem às nascentes e cursos d’água.

A implantação de sistema de terraceamento e a readequação de estradas em bases conservacionistas cumprem também a função de evitar que agrotóxicos utilizados nas microbacias, alcancem as nascentes e rios através de enxurradas que se formarem nas lavouras e estradas.

Referência:

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Sugestão de leitura: Civilização Instantânea ou Felicidade Efervescente numa Gôndola ou na Tela de um Tablet [EBook Kindle], por Roberto Naime, na Amazon.

in EcoDebate, 14/06/2016
"Ações para proteger as águas, artigo de Roberto Naime," in Portal EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/06/2016, https://www.ecodebate.com.br/2016/06/14/acoes-para-proteger-as-aguas-artigo-de-roberto-naime/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário