segunda-feira, 25 de julho de 2016

Resenha do artigo: Educação alimentar e nutricional associada a oficinas culinárias com alunos em uma escola pública

Autoria da resenha: Fernanda Cardoso Fernandes - Nutricionista CRN 32574
fernandacnutricao@gmail.com

REZENDE, Maria de Fátima; DE NEGRI, Sônia Teresinha. Educação alimentar e nutricional associada a oficinas culinárias com alunos em uma escola pública. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 12, n. 20, p. 21-35, mar. 2016. ISSN 1807-0221. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2015v12n20p21>. Acesso em: 25 jul. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5007/37680.

A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF de 2010) constatou que o Brasil vive uma transição nutricional, com aumentos significativos de crianças e de adolescentes com prevalência de excesso de peso e de consumo de produtos com altas concentrações de açúcar, gordura saturada e sódio, produtos altamente industrializados (BRASIL, 2010). Uma estratégia para a promoção de práticas alimentares saudáveis seria a Educação Alimentar e Nutricional – EAN, cuja ação faz parte das Políticas Públicas (BRASIL, 2012).

Associar os conceitos aplicados pela nutrição e os conhecimentos oferecidos pela gastronomia, é algo desafiador. Mas, podendo resultar positivamente no ambiente escolar (GARCIA; CASTRO, 2011).

O objetivo deste estudo foi associar Educação Alimentar e Nutricional – EAN, à oficinas culinárias no âmbito de uma escola pública, auxiliando na promoção da saúde alimentar e nutricional, na melhoria na qualidade de vida e na orientação para cidadania por escolares.

A escola onde este trabalho foi desenvolvido está localizada em um bairro de periferia de Pelotas,. Os alunos pertencem às classes D e E. A própria direção da escola, selecionou os alunos alvo para o estudo, segundo critérios próprios. Vinte alunos foram selecionados. 

As atividades foram divididas em cinco encontros, separados nos alimentos-tema: cereais, frutas e vegetais, leguminosas, ovos e leite. Posteriormente, os encontros foram subdivididos em três etapas, sendo a primeira parte teórica. A segunda etapa abordou cuidados higiênicos durante a alimentação e durante o preparo de receitas culinária, desenvolvidas na cozinha da escola. Ao terminar a oficina culinária era administrada a terceira parte, onde era dialogado sobre o tema tratado, o prato elaborado e, em seguida, degustado. Os encontros duravam cerca de duas horas, aos sábados, e com intervalo quinzenais. 

As receitas escolhidas foram: “Branquinho de Arroz (cereal); “Suco de Couve com Limão”, “Suco de Maça, Cenoura e Limão”; “Suco de Beterraba com Laranja” (Legumes e Frutas); “Bolo Mulatinho” (Leguminosas); “Omelete Colorida com Cenoura e Brócolis” (Ovos); “Canjica com Leite e Coco ralado” (Leite). Conforme as oficinas iam acontecendo, aumentava curiosidade dos escolares pelas culinárias. Os resultados foram divididos em quatro categorias, estabelecidas a partir de questões abrangidas durante os momentos com os escolares. As categorias para análise foram: aceitação do prato, preparo, benefícios do alimento para a saúde, cuidados higiênico na manipulação de alimentos e cuidados durante a preparação e conservação de alimentos. 

Os autores concluíram que atividades educativas em alimentação e nutrição, juntamente com o preparo de receitas culinárias saudáveis e de baixo custo, proporcionaram aceitação de diversos alimentos. Os alunos demonstraram intenção de levar para as famílias o que havia sido aprendido nas oficinas. 

Referências Bibliográficas 

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares- POF 2008/2009. 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009. Acesso em: 24 de jul de 2016.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Marco de Referência de Educação Alimentar e

Nutricional para as Políticas Públicas. 2012. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/12/03/brasil-cria-documento-que-orientapoliticas-publicas-sobre-educacao-alimentar. Acesso em: 24 de jul de 2016.

GARCIA, R.W.D.; CASTRO, I.R.R. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da alimentação e nutrição. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, n.1, p.91-98, 2011. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. 10 ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2007. 100 p. Acesso em: 24 de jul de 2016.

Um comentário:

  1. Well done. Synthesizes what is foremost in Health & Care about Nutrition.

    ResponderExcluir