quinta-feira, 28 de julho de 2016

3 mitos e 3 verdades sobre o câncer

Entre as crenças populares sobre o câncer, o que realmente é verdade? Consultores médicos da Fundação do Câncer (http://cancer.org.br) esclarecem algumas dúvidas que envolvem a doença. A informação é uma das grandes aliadas para a prevenção, o diagnóstico precoce e o combate ao câncer.

Confira:

MITOS

Ingerir comida levada ao micro-ondas pode ocasionar tumores malignos

O micro-ondas é seguro, tanto para aquecer quanto para cozinhar alimentos. O funcionamento do eletrodoméstico é através da vibração em alta frequência das moléculas, principalmente de água. O cuidado a ser tomado é o de evitar queimaduras decorrentes de superaquecimento dos alimentos. Para aproveitar o valor nutricional dos vegetais em sua totalidade, o melhor a fazer é consumi-los crus.

O uso de desodorante pode provocar câncer de mama

De forma alguma. O que ocorre é que muitas vezes o desodorante leva a uma obstrução (entupimento) de glândulas nas axilas, levando ao desenvolvimento de nódulos, que podem infeccionar. Muitas vezes são dolorosos, devendo ser tratados. Antes de usar quaisquer cosméticos, o ideal é ler as instruções. Em caso de problemas, deve-se procurar um profissional de saúde.

O cigarro causa somente um tipo de câncer, o de pulmão

O fumo pode causar tumores em qualquer lugar por onde suas cerca de 60 substâncias cancerígenas passam. Exemplos: boca, laringe, faringe, traqueia e esôfago, além dos pulmões. Até mesmo órgãos como estômago e bexiga ficam sob risco. Cânceres de mama e leucemia são mais comuns em fumantes também.

VERDADES

Um câncer pode ‘voltar’ em outro lugar

Uma das características do câncer é a possibilidade de o tumor inicial migrar para outras regiões do organismo. São as chamadas “metástases”. Então, um tumor maligno pode ser retirado cirurgicamente do seu local de origem, mas algumas células podem ter se deslocado para outra parte do organismo e, ali, dar origem a outros tumores. Nunca deixe de conversar com o seu médico sobre suas dúvidas e apreensões.

Pintas e sinais podem se tornar câncer

A ‘Regra ABCD’ (da Sociedade Brasileira de Dermatologia – www.sbd.org.br) alerta sobre o problema: quando os sinais ou pintas tiverem forma Assimétrica, com Bordas irregulares, Cor apresentando dois ou mais tons e Dimensão maior que 6 mm, é preciso procurar um médico para fazer o diagnóstico mais adequado. A exposição excessiva ao sol é a principal causa do câncer de pele.

Exercícios e a alimentação saudável são escudos contra o câncer

A atividade física regular é fator de proteção contra as chamadas doenças crônicas e degenerativas, como hipertensão, diabetes e câncer. Nunca é tarde para começar a prática de exercícios. Aliado a isto, a alimentação deve ser a mais variada possível, dando prioridade aos vegetais: coma pelo menos 5 porções ao dia de frutas, legumes e verduras. O excesso de alimentos industrializados, enlatados e conservados podem levar ao câncer e outras doenças. As carnes vermelhas processadas – embutidos de um modo geral – foram recentemente objeto de publicação da Organização Mundial da Saúde, que alertou sobre o perigo que seu consumo excessivo representa.

Colaboração de Fernanda Portugal, in EcoDebate, 22/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário