Autoria da resenha: Fernanda Cardoso Fernandes
Nutricionista CRN3 - 32574 - fernandacnutricao@gmail.com
Autoras do artigo:
Cristiane Tarine Muller Girotto, Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki, Eva Teresinha de Oliveira Boff.
GIROTTO, C. T. M. ; PIASETZKI, C. T. R. ; BOFF, E. T. O. Educação alimentar e nutricional: a escola como promotora de hábitos alimentares saudáveis. In: XXII Seminário de Iniciação Científica - Salão do Conhecimento, 2014, Ijuí. Salão do Conhecimento 2014, 2014. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/viewFile/3855/3236. Acesso em: 17 de ago 2016.
É perceptível, em todo o mundo, o aumento na prevalência de obesidade nas crianças e nos adolescentes. A alimentação inadequada destes pode resultar em excesso de peso e, ocasionar, por exemplo, doenças como hipertensão arterial, dislipidemias, resistência à insulina e o diabetes tipo 2 (GUIMARÃES, 2008).
Tendo em vista que a maioria dos hábitos alimentares é firmado durante a infância e a adolescência, a escola tem importante função como promotora de hábitos alimentares saudáveis. Acrescente-se, conforme observado em estudos, que os novos hábitos disseminados na escola repercutem positivamente na família (GABRIEL et al., 2008).
Levando em consideração a importância da reeducação alimentar, o presente trabalho teve como objetivo promover hábitos alimentares saudáveis entre estudantes de ensino médio, associando seminários sobre educação alimentar e nutricional aos conteúdos curriculares .
O trabalho foi desenvolvido em uma Escola de Educação Básica do município de Augusto Pestana, Rio Grande do Sul. Foram envolvidos 28 alunos do 2º ano do ensino médio.
O ensino-apredizagem teve como estratégia seminários e álbuns seriados. Os seminários tiveram como tema: merenda escolar, alimentação saudável e alimentos industrializados. Os álbuns seriados tiveram informações quanto aos industrializados, indicando a quantidades de açúcar e de sódio, ilustrados em saquinhos com as quantidades referenciadas. As exposições foram em grupo para acontecer uma maior interação e possibilitar aprofundamento na apresentação teórica. Os assuntos abordados durante as atividades eram associados aos assuntos que estavam sendo ministrados nas disciplinas de física, química e biologia. Os assuntos explanados foram subdividos em PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), desjejum, alimentos industrializados, importância da alimentação adequada dos adolescentes, estilo de vida e necessidades nutricionais.
Após todas as abordagens, foi trabalhado os 10 passos da Alimentação Saudável para Adolescentes estabelecidos pelo Ministério da Saúde (2011). Nas disciplinas de Biologia, Física e Química foram abordados conceitos de alimentos fontes de energia, valor energético dos alimentos, doenças associadas ao consumo de sal e de açúcar, e funções biológicas dos carboidratos, das proteínas e dos lipídeos.
A estratégia utilizada para o ensino-aprendizagem possibilitou aos alunos uma maior reflexão das informações passadas, principalmente as relacionadas com os prejuízos originados de uma má alimentação. Outra conclusão foi a de que a escola mostrou-se um lugar apropriado para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, pois, além de fornecer informações sobre alimentação saudável, gerou discussões específicas para auxiliar a escolha adequada dos alimentos.
Referências Bibliográficas
GABRIEL, C. G.; SANTOS, M. V.; VASCONCELOS, F. A. G. Avaliação de um programa para promoção de hábitos alimentares saudáveis em escolares de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 8, n. 3, p. 299-308, 2008.
GUIMARÃES, I.C.B.; ALMEIDA, A.M.; SANTOS, A.S.; BARBOSA, D.B.V.; GUIMARÃES, A.C.. Pressão Arterial: Efeito do Índice de Massa Corporal e da Circunferência Abdominal em Adolescentes. Arq Bras Cardiol. 2008;90(6):426-32.
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