domingo, 14 de agosto de 2016

Withania somnifera - PLANFAVI n.38 abril/junho 2016

Subarbusto, lenhoso, cresce em regiões secas e subtropicais e pode atingir 1,50m de altura. Suas folhas, que atingem 30-80 mm de comprimento e 20-50 mm de largura, são alternas, com margens inteiras ou ligeiramente onduladas, e suas flores são amarelas. O seu fruto vermelho brilhante é colhido no outono, e as sementes servem para o plantio na primavera seguinte. As raízes são as partes mais utilizadas terapeuticamente.

Sinonímia popular: também conhecido como Withania, ginseng indiano, e Cereja de Inverno.

Usos populares: afrodisíaco, tonificante, anti-inflamatório, adstringente. 

Fitoquímica: Os principais componentes da raiz são alcaloides e uma classe denominada witanolídeos (lactonas esteroidais). Mais de uma dezena de alcaloides, 35 witanolídeos, e vários sitoindosídeos foram isolados e estudados a partir desta planta. Grande parte da atividade farmacológica tem sido atribuída a dois principais witanolídeos, withaferinas A e D. 

Farmacologia: pode ser utilizado numa variedade de disfunções músculo-esqueléticas, como por exemplo artrite e reumatismo, como tônico para aumento da energia com consequente melhora da saúde e no aumento da longevidade. É um potente antioxidante e anti-inflamatório. Withania tem propriedades quimio-protetoras como adjuvante em pacientes submetidos à quimioterapia e à radioterapia e também é utilizada como um adaptógeno terapêutico para pacientes com estresse, insônia e como um estimulante imunológico em pacientes com baixa contagem de células brancas do sangue. 

Referências: 

Mishra, L.C. et al. Scientific Basis for the Therapeutic Use of Withania somnifera (Ashwagandha): A Review. Altern Med Rev, 5(4): 334-346. 2000. 

Umadevi, M. et al. Traditional And Medicinal Uses of Withania somnifera. The Pharma Innovation 1(9): 102-110, 2012. 

Para que serve a Ashwagandha http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/ashwagandha.html#.V19g4fkrLIU. Acesso em: 10 jun 2016. 

Ashwagandha (ginseng indiano) http://pharmakondf.com.br/ Pharmakon/arquivos/INSUMOS_FARMACEUTICOS/A/Ashwagandha_-_Ginseng_Indiano_3.pdf Acesso em: 10 jun 2016. 

Radix Withaniae http://apps.who.int/medicinedocs/ documents/s16713e/s16713e.pdf#page=381. Acesso em: 10 jun 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário